Empreendedorismo

Pesquisa visa identificar o perfil da mulher empresária no Brasil

Objetivo é conhecer características dos negócios, além de identificar desafios enfrentados pelas empreendedoras na gestão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Com dados da pesquisa, será traçado uma radiografia do empreendedorismo feminino no Brasil
Com dados da pesquisa, será traçado uma radiografia do empreendedorismo feminino no Brasil (mulheres)

As mulheres empreendedoras desempenham um papel importante no desenvolvimento econômico e social do país. Por isso, o Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME) por meio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e em parceria com representações estaduais, realizam uma pesquisa sobre o perfil da mulher empresária no Brasil.

O objetivo é conhecer características dos negócios, além de identificar desafios enfrentados pelas empreendedoras na gestão, participação e ascensão em cargos de lideranças em instituições de classe.

Segundo a presidente do Conselho da Mulher Empresária (CME/ACII), Joçara Felipe, as mulheres têm ocupado espaço e reconhecimento na economia brasileira. Ainda assim, há muitos desafios pela frente, como a conciliação dos papéis exercido pelas mulheres dentro da família e dos negócios.

“Diante do levantamento de dados da pesquisa, será traçado uma radiografia do empreendedorismo feminino no Brasil. Com isso, espera-se contribuir com os agentes econômicos responsáveis pela geração de ações e, a formulação de políticas voltadas para incentivar e apoiar as mulheres a inserir-se no mercado mais ativamente, de forma mais sustentável e competitiva”, estima.

Tendo como amostra as mulheres empresárias, proprietárias de empresa, ligadas ao Sistema CACB, os pontos abordados são: características da empreendedora e do negócio; necessidades e desafios empresariais; necessidades e desafios pessoais; participação e protagonismo na sociedade, além de liderança de entidades de classe.

A gestora do CNME e analista do programa Empreender na CACB, Patrícia Rêgo, disse que a pesquisa poderá ser preenchida por todas as mulheres empresárias que fazem parte do sistema CACB, o que pode ser feito por meio do link: bit.ly/cnmepesquisa.

“Não é exclusiva para núcleos setoriais de Mulheres Empresárias. Queremos identificar o perfil da empreendedora que faz parte do sistema associativista para investir na construção de novos projetos e ajudá-las a alavancar seus negócios”.

Como participar?

A pesquisa, que mantém o sigilo absoluto das empresárias entrevistadas, é feita por meio de um formulário online. O prazo de preenchimento é até 31 de janeiro. Todo o processo de coleta e análise de dados será acompanhado pela CACB.

A pesquisa é realizada em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB), Conselho da Nacional da Mulher Empresária (CNME), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associações Comerciais e Conselhos de Mulheres Empresárias de todos os estados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.