COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
COM UM encontro marcado por conversas descontraídas, deliciosos quitutes regados a ótimos vinhos, os empresários Sebastião Felipe Nocetti, aniversariando, e a esposa Adriana Garcia, que trouxeram de Imperatriz para São Luís a Doce Arte (casa de bolos e doces que é o sucesso do momento, no Calhau) reuniram amigos no Restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, para festejar a data. Acima, o aniversariante Tião com os amigos Vanessa e Daniel Albuquerque Filho e Adriana Garcia; à direita, Tião Nocetti com o Repórter PH e Emmanuel Márcio Barbosa (da Class Eventos)
COM UM encontro marcado por conversas descontraídas, deliciosos quitutes regados a ótimos vinhos, os empresários Sebastião Felipe Nocetti, aniversariando, e a esposa Adriana Garcia, que trouxeram de Imperatriz para São Luís a Doce Arte (casa de bolos e doces que é o sucesso do momento, no Calhau) reuniram amigos no Restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, para festejar a data. Acima, o aniversariante Tião com os amigos Vanessa e Daniel Albuquerque Filho e Adriana Garcia; à direita, Tião Nocetti com o Repórter PH e Emmanuel Márcio Barbosa (da Class Eventos)

Carnaval e Data
Todo ano paira aquela dúvida na cabeça dos foliões: será que o Carnaval é em fevereiro ou em março? Sem data fixa, cada ano a folia começa em um dia diferente. Mas, como saber em qual dia vai ser?
Tudo começou com a ideia de um papa, que decidiu padronizar o calendário através das estações do ano. Por volta de 1582, Gregório XIII resolveu repensar o calendário, alterando as datas das comemorações cristãs. E, com essa reformulação toda, o Carnaval, que é uma das mais tradicionais festas pagãs comemoradas há séculos, também sofreu mudanças.
Tudo inicia com a Páscoa. Para calcular essa data, é preciso saber o que é equinócio – quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada. E ele acontece por volta do dia 20 de março de cada ano. No Hemisfério Sul, é o equinócio de outono, e no Hemisfério Norte, o de primavera.

Carnaval e Data 2
Com isso, o papa Gregório determinou que a Páscoa seria comemorada no primeiro domingo, após a primeira lua cheia, depois do equinócio.
Então, sete dias antes da Páscoa é celebrado na Igreja Católica o Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. E, exatamente 40 dias antes, é a terça-feira de carnaval. Ou seja: o carnaval é comemorado 47 dias antes da Páscoa.
Em 2020, a terça-feira de Carnaval será no dia 25 de fevereiro.

Dino com FHC
Com pensamentos diferentes em relação ao tamanho do Estado e a temas econômicos, Flávio Dino (PCdoB), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), tiveram um encontro amistoso de meia hora, anteontem, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de quem os dois são admiradores.
Antes, o governador maranhense protagonizou com o gaúcho um debate respeitoso, com alguns pontos de convergência, como a oposição à redução da maioridade penal.
Dino saiu mais cedo e Leite ficou conversando a sós, mais duas horas com FHC, seu
mestre na política.

Ano Judiciário
Na noite de hoje, o Tribunal de Justiça do Maranhão realizará a sessão jurisdicional que marcará a abertura do Ano Judiciário 2020, presidida pelo desembargador Joaquim Figueiredo.
Além da solenidade, constam na pauta da sessão cinco processos físicos e seis eletrônicos, dentre mandados de segurança, agravos internos, entre outros.
Sob a presidência de Joaquim Figueiredo, o Pleno do Tribunal de Justiça é composto por 30 desembargadores.

Solução nem pensar
O descarte inadequado do lixo doméstico, industrial, hospitalar e comercial é assunto garantido em anos de eleições às prefeituras. Soluções, porém, não surgem. No país, mais de 40 por cento dos resíduos gerados não têm destinação correta. Predominam os lixões
em mais da metade dos municípios brasileiros. Os reflexos são cada vez maiores, tornando-se ameaça aos centros urbanos e à saúde
da população.

TRIVIAL VARIADO
Convidada para ser a nova secretária da Cultura do Governo Federal, a atriz Regina Duarte parece que não é unanimidade dentro do clã presidencial.
O vereador pelo Rio, Carlos Bolsonaro, não teria gostado nada do interesse do pai em nomear a artista para o cargo.

Explico: Carlos considera Regina uma “comunista” e, segundo ele, a escolha deveria ser de um nome com o perfil mais identificado com a causa bolsonarista.
Aliás, acostumada aos aplausos por sua interpretação de mulheres inesquecíveis nas novelas da Globo, Regina Duarte está a um passo de encarar o maior desafio de sua carreira, como secretária da Cultura do governo de Jair Bolsonaro.

No capítulo: a política não tem o glamour das novelas. Ocupar cargo público no Brasil é virar vidraça. Ou seja: é preciso ter coragem para participar de um governo. Poucos artistas aceitaram trocar o carinho dos fãs pelas agruras de um cargo de ministro ou de secretário.
Direito de pergunta: o que é mais chocante, a queda do ex-secretário Roberto Alvim ou o fato de ele ter sido,
antes, nomeado?

Terminado o recesso, a Câmara dos Deputados não fugirá da votação do projeto que permite a prisão de réus condenados em segunda instância. A garantia já foi dada pelo presidente Rodrigo Maia. Pelas contagens informais, a aprovação é dada como
certa e tem um endereço:o ex-presidente Lula.

DE RELANCE

Magia no palco do TAA
Tudo indica que agradará bastante o desempenho em cena dos atores mirins que participarão do espetáculo musical “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, neste sábado e domingo, no Teatro Arthur Azevedo, aos cuidados da companhia Palco Centro de Artes, a mesma que emplacou “High School Musical”. A peça tem direção da paulista Carol Marcondes e reúne elementos da primeira e da segunda versão cinematográfica do filme que marcou a infância de muita gente. O enredo conta a história do menino pobre Charlie Bukett, que consegue ganhar um dos cupons dourados de acesso à fábrica de chocolates comandada pelo excêntrico Willy Wonka.

Magia no palco do TAA 2
O musical maranhense terá elementos lúdicos da primeira versão, como os anões assistentes Oompas lompas, mesclados com a tecnologia da segunda, como o Willy Wonka vivido por Jonny Depp no cinema. O público verá elementos tecnológicos, como a cenografia em videomapping, assinada por Itevaldo Júnior, dialogando com os elementos físicos do palco. A montagem reunirá atores profissionais, tutores e alunos da companhia, que contracenarão com convidados, a exemplo do cantor Marco Duailibe, que vive o pai de Willy Wonka, e Luiz Bruno, o vovô Joe, que acompanha Charlie na visita à fábrica.

Ensino no Brasil
“Os desafios do ensino no Brasil” foi a temática principal do seminário de abertura da primeira turma do MBA em Metodologias Ativas, Docência e Inovação na Aprendizagem, no último fim de semana, na Faculdade de Negócios Faene, instituição que tem contribuído para a formação de empreendedores no Maranhão. Entre outros convidados, o evento contou com a presença do professor doutor Walter Nunes, que abordou o tema “A Neurociência na Educação”. Na ocasião, Nunes presenteou os participantes do seminário com o seu novo livro, intitulado “Neuroempreendedorismo”.

Espetáculo no Sesc
Depois do Teatro Arthur Azevedo, chegou a vez do Teatro do Sesc receber o espetáculo “Pão com Ovo”, na noite de amanhã, com ingresso solidário. Cada pessoa poderá realizar a troca de um ingresso por leite longa vida na data da apresentação. O funcionamento da bilheteria para a primeira sessão será a partir das 14h e para a segunda, a partir das 17h30. Os leites arrecadados serão doados ao Programa Mesa Brasil Sesc. O espetáculo conta com as trapalhadas das personagens Clarisse, Dijé e José de Ribamar, vividos pelos atores César Boaes, Adeílson Santos e Davyd Dias.

Sinal verde para o Fies
Aos poucos, a rotina nas escolas e universidades vai retornando ao normal. Esta semana, por exemplo, o Instituto Florence de Ensino Superior comunicou que o prazo para o aditamento 2020.1 para os alunos contemplados pelo Financiamento Estudantil FIES já foi liberado. Trata-se do programa do Ministério da Educação que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Congresso em Paris
A médica maranhense Natássia Weba participará do maior Congresso Internacional de Dermatologia Estética do Mundo: o Neauvia at IMCAS World Congress, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Paris. Ela vai aproveitar a ponte aérea e fará uma parada em Genebra, na Suíça, dia 26, para conhecer de perto a fabricação dos ácidos hialurônicos na fábrica Vivacy, produtos que utiliza em seu centro de Medicina e estética do Quintas do Calhau.

Placa do Mercosul
Começa a valer a partir de 31 de janeiro a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os estados do Brasil. O prazo atende ao estipulado em Resolução do Conselho Nacional de Trânsito, de julho do ano passado, que determina que as unidades federativas do país devem utilizar o novo padrão de placas de Identificação Veicular (PIV).

Placa do Mercosul 2
Desde a decisão pela adoção da placa do Mercosul, a implantação do registro foi adiada seis vezes. A adoção do sistema foi anunciada em 2014 e, inicialmente, deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016. Em razão de disputas judiciais, a implantação ficou para 2017 e, depois, adiada mais uma vez para que os órgãos estaduais de trânsito pudessem se adaptar ao novo modelo e credenciar as fabricantes das placas.

Para escrever na pedra:
“Nós nos julgamos pelo que pensamos fazer, os outros nos julgam pelo que fazemos”. De Winston Churchill.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.