Seleção Unificada

Ministério da Educação reconhece instabilidade de inscrições no Sisu

Expectativa é que o serviço se normalize em breve, diz assessoria; o período de inscrições vai até domingo,26, às 23h59. Pode fazer a inscrição quem tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zerado a redação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O site de inscrição no Sistema de Seleção Unificada ( Sisu) apresentou lentidão ontem
O site de inscrição no Sistema de Seleção Unificada ( Sisu) apresentou lentidão ontem (Divulgação)

BRASÍLIA - O Ministério da Educação confirmou ontem,21, que as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) enfrentam lentidão. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a “instabilidade ocorre devido ao grande número de acessos”. A expectativa é que o serviço se normalize em breve.

No começo da manhã, antes de entrar em reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, o ministro Abraham Weintraub postou vídeo, em seu perfil no Twitter, no qual informava que o Sisu estava “rodando normalmente” e já haviam sido feitas “quase 500 mil inscrições”.

No texto que acompanha a mensagem, Weintraub lembra que “cada participante pode optar por se inscrever em dois cursos diferentes!” O período de inscrições vai até domingo,26, às 23h59. Pode fazer a inscrição quem tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zerado a redação. Gratuito, o procedimento deve ser feito na página do Sisu na internet.

O ingresso nos cursos depende da disponibilidade de vagas na universidade pretendida. “Algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos”, ressalta nota sobre inscrições do MEC.

Há universidades que têm a prova do Enem como critério de ingresso, mas não disponibilizam todas as vagas para o Sisu. No caso da Universidade de Brasília (UnB), nenhuma vaga será preenchida via Sisu a partir deste ano.

Lentidão

Logo após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) liberar as inscrições no site do Sisu, estudantes relataram lentidão e dificuldades para se candidatar às vagas das universidades públicas.

O G1 entrou em contato com o Inep, responsável pelo exame, para pedir um posicionamento sobre o caso. O instituto informou que os esclarecimentos deveriam ser pedidos ao Ministério da Educação (MEC). Procurado, o MEC informou às 12h que o sistema já havia sido restabelecido e que o problema era ocasionado pelo grande número de acessos simultâneos de usuários – no entanto, o G1 continuou encontrando lentidão e erro no acesso ao sistema por volta das 12h20.

Por volta das 9h, o site não estava reconhecendo a seleção do captcha, mecanismo que evita que evita o ataque de robôs. Candidatos também relataram que o site dava erro na seleção do curso.

Fique por dentro

O que o candidato deve saber sobre a inscrição do Sisu: as inscrições vão de 21/1 a 26/1;
É possível escolher dois cursos (primeira e segunda opção); o sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos conforme a nota do Enem; a primeira atualização será divulgada a partir da 0h de 23/1; recomenda-se que o estudante entre no sistema uma vez ao dia para saber se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso; o resultado da chamada regular sai no dia 28/1; se for aprovado na segunda opção de curso, o candidato não será incluído na lista de espera da primeira opção; o prazo para escolher participar da lista de espera é de 29/1 a 04/2; a convocação da lista de espera será no dia 7/2 a 30/4

Cronograma do Sisu 2020

- Abertura das inscrições: 21 de janeiro (terça-feira)
- Fim das inscrições: 23h59 de 26 de janeiro (domingo)
- Resultado: 28 de janeiro
- Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2
- Convocação dos candidatos em lista de espera: 07/2 a 30/4

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.