Oncologia

Aldenora Bello inaugura hoje expansão da Radioterapia

Primeira fase da expansão do setor de Radioterapia do hospital será inaugurada nesta quarta-feira, às 9h; com o novo aparelho funcionando, o tempo de espera na fila deve diminuir para 10 meses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Primeiro Acelerador Linear do projeto de expansão do novo setor de Radioterapia da instituição será inaugurado
Primeiro Acelerador Linear do projeto de expansão do novo setor de Radioterapia da instituição será inaugurado (acelerador linear)

A Fundação Antonio Dino, que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, realizará nesta quarta-feira, 22, às 9h, a inauguração do primeiro Acelerador Linear do projeto de expansão do novo setor de Radioterapia da instituição. A obra foi iniciada em 2015.

Atualmente o hospital atende mensalmente, para tratamento na radioterapia, cerca de 200 pacientes distribuídos em dois aparelhos que trabalham em sua capacidade máxima, sendo um acelerador linear e uma bomba de cobalto.

Com o novo aparelho funcionando, o tempo de espera na fila, que hoje pode chegar a 12 meses, deve diminuir para, aproximadamente, 10 meses. "É uma tarefa árdua zerar a fila da radioterapia no SUS do Maranhão. Trabalhamos diuturnamente para que isso aconteça. Nós da FAD entendemos que câncer tem pressa, assim, muito em breve estaremos entregando um complexo com mais dois aparelhos. Assim o Hospital do Câncer Aldenora Bello será o maior centro de atendimento SUS de radioterapia do Norte/Nordeste", afirmou Antonio Dino Tavares vice-presidente da Fundação Antonio Dino.

Antonio Dino Tavares comentou ainda que a entrega desse novo aparelho só foi possível graças ao convênio para auxílio de custeio, firmado com o governo do Estado, que possibilitou a compra deste primeiro equipamento. “Outras parcerias foram firmadas e, breve, entregaremos mais dois equipamentos de Radioterapia, além de uma Ressonância Magnética. O detalhe é que tudo será voltado para atendimento ao SUS. Muitas novidades ainda virão este ano. Os pacientes SUS merecem o melhor e estamos trabalhando para que isso aconteça”, frisou.

Radioterapia
Radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes que servem para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. Essas radiações não são visíveis e durante a aplicação o paciente não sente dor.

A Bomba de Cobalto foi o primeiro aparelho do Estado no tratamento da doença. Adquirido em 1975, continua funcionando 18 horas por dia, de segunda a sábado e atende cerca de 100 pacientes por mês. O Acelerador Linear é bem mais moderno, por muitos anos estes foram os únicos aparelhos a atender pacientes do SUS, e possui capacidade de atendimento similar ao da Bomba de Cobalto, com capacidade para atender até 100 pacientes mensais. Funcionando 18 horas, seis dias na semana, já está 15 anos em utilização. O ideal seria que, cada aparelho, funcionasse 12 horas.

"Utilizamos o aparelho em sua capacidade máxima a fim de que a fila de espera diminua e que mais pacientes sejam atendidos" afirma Silvia Feitosa, coordenadora do serviço de radiologia do HCAB. "Com o novo aparelho, poderemos diminuir o tempo de espera na fila e atender ainda mais pacientes", concluiu a médica.

“A fila de espera no tratamento de radioterapia é de mais de 1200 pacientes e hoje dura cerca de um ano. Precisamos sempre da ajuda do governo e sociedade a fim de que todos os serviços do Hospital estejam acessíveis à população. Com a expansão do tratamento da radioterapia poderemos atender mais pacientes e diminuir a fila e o sofrimento de muitos. Aqui, cada doação significa muito para nós!”, comentou Enide Jorge Dino, 92 anos, presidente da Fundação Antonio Dino.

Referência no combate ao câncer no Maranhão, a Fundação Antonio Dino é uma instituição sem fins lucrativos, que busca constantemente melhorias na qualidade do tratamento oncológico. O novo prédio da radioterapia foi iniciado em abril de 2015, sendo localizado ao lado do prédio atual do HCAB, e entregará 3 novos locais com capacidade para abrigar os novos equipamentos. O projeto estrutural e arquitetônico dos novos locais são construções complexas com várias especificações exigidas pelo Ministério da Saúde e pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, como isolamento de radiação e sala adequada para o pré-tratamento.

SERVIÇO

Inauguração primeira fase da expansão do setor de Radioterapia
Data: 22 de janeiro
Hora: 9h
Local: prédio ao lado do Hospital do Câncer Aldenora Bello

SAIBA MAIS

Fundação Antonio Dino
A Fundação Antonio Dino é uma instituição filantrópica que atua na luta contra o câncer no Maranhão, desde dezembro de 1976. Fundada por Enide Moreira Lima Jorge Dino, a partir da união entre a Liga Maranhense e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, após o falecimento do Dr. Antonio Jorge Dino, um dos precursores da luta contra o câncer no Maranhão.
A Fundação mantém diversas atividades de combate ao câncer no Maranhão, entre elas:
- O Hospital do Câncer Aldenora Bello: hospital de referência no tratamento Oncológico no Maranhão;
- As Casas de Apoio: casas que hospedam pacientes vindos do interior do Estado e de outras localidades, possibilitando a realização de tratamento adequado com sua estadia próxima ao hospital;
Já são 40 anos de serviços prestados à população maranhense, aliado ao trabalho voluntário e colaboração da comunidade e empresas parceiras que ajudam no combate ao câncer no estado.

Hospital do Câncer Aldenora Bello
O Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB) é a principal unidade mantida pela Fundação Antonio Dino, cujo foco é o tratamento do câncer. Foi fundado em 1958 após a doação do terreno pela então primeira dama do Estado, a Sra. Aldenora Bello, e continua sendo o serviço de referência em oncologia no Maranhão há mais de 50 anos.
O HCAB oferece assistência multidisciplinar aos seus pacientes e familiares, visando o tratamento adequado, qualidade de vida e bem-estar de todos os seus usuários. Os atendimentos aos pacientes são realizados através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) em mais de 80% dos casos. Os demais atendimentos são realizados através de convênios com planos de saúde, atendimentos particulares e atendimentos filantrópicos.
A manutenção das atividades do HCAB e demais ações promovidas pela Fundação Antonio Dino torna-se possível através da complementação do seu custeio por meio de doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas, captadas através do trabalho do serviço de telemarketing institucional,doações espontâneas e parcerias institucionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.