COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
MAIS UMA grande vitória do advogado e professor Sérgio Tamer: ontem, ele concluiu na Universidade Portucalense, em Portugal, o Programa de Pós Doutoramento Interinstitucional e Internacional “Estudos Interdisciplinares sobre Políticas Públicas e Segurança”, juntamente com Nelson Moraes Rego e Gladston Araújo (foto à direita). Ao centro, as professoras doutoras Manuela Magalhães, Esther Martínez Quinteiro e Fernanda Rebelo. Sérgio fez a defesa da pesquisa sobre: “A importância da efetividade dos Direitos Sociais para a redução dos índices de violência urbana no Brasil”...
MAIS UMA grande vitória do advogado e professor Sérgio Tamer: ontem, ele concluiu na Universidade Portucalense, em Portugal, o Programa de Pós Doutoramento Interinstitucional e Internacional “Estudos Interdisciplinares sobre Políticas Públicas e Segurança”, juntamente com Nelson Moraes Rego e Gladston Araújo (foto à direita). Ao centro, as professoras doutoras Manuela Magalhães, Esther Martínez Quinteiro e Fernanda Rebelo. Sérgio fez a defesa da pesquisa sobre: “A importância da efetividade dos Direitos Sociais para a redução dos índices de violência urbana no Brasil”...

Gentil e Mateus
O Grupo Gentil Negócios acaba de firmar parceria com os Supermercados Mateus e terá lojas de O Boticário em todas as filiais
da rede de supermercados.
Por falar em O Boticário, a flor caribenha Butterfly Flower é a inspiração para o lançamento do novo perfume da marca, pensado para as mulheres românticas que não têm medo de arriscar no amor.
O Boticário amplia seu portfólio floral com uma versão frutal com nuances amadeiradas: o
Floratta Love Flower.
Notas de sândalo e cedro são combinadas com a Butterfly Flower, flor conhecida no Caribe como símbolo de romantismo e ousadia, criando uma fragrância moderna, inspirada nas mulheres românticas e cheias de personalidade.
A novidade complementa o portfólio da principal marca de perfumaria feminina de O Boticário.

Código Comercial
O Novo Código Comercial pode ser aprovado na comissão temporária ainda no primeiro semestre deste ano.
Ainda não há uma agenda de audiências públicas na Comissão Temporária para a Reforma do Código Comercial, mas elas poderão ocorrer.
O Brasil teve seu primeiro e único Código Comercial criado durante o reinado do imperador Dom Pedro II, em 1850, depois de 15 anos de tramitação na Assembleia Geral 9.
Ele foi baseado nos códigos de comércio de Portugal, França e Espanha.
Mas, atualmente, esse código vale apenas para o direito comercial marítimo, pois, em 2002, o novo Código Civil trouxe matéria comercial em seu conteúdo, revogando a primeira parte do Código Comercial.

Cursos de graduação
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está oferecendo 2.090 vagas disponibilizados em 54 cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O sistema utiliza a nota do Enem como critério de seleção. As inscrições podem ser feitas gratuitamente de hoje até 24 de janeiro.
No site do órgão, o candidato pode optar até por dois cursos. O resultado está previsto para ser divulgado até o próximo dia 28 de janeiro e os estudantes que não forem aprovados na primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera.
Estão sendo ofertados cursos de bacharelado, licenciatura e
graduação tecnológica.

Banda Bandida
A Banda Bandida, uma das charangas mais tradicionais do Maranhão, fará, no próximo fim de semana, o seu primeiro cortejo de pré-Carnaval. Além de sair às ruas no sábado, dia 25, participará do circuito nos dias 1º, 8 e 15 de fevereiro. A concentração será na Rua do Egito, sempre às 16h.
Jane e Júnior são os novos vocalistas e comandarão a banda de palco que, atualmente, conta com 20 integrantes. No repertório, muita música maranhense, samba, pop e frevo, entre outros ritmos.
O boneco gigante está sendo repaginado pela artista plástica Marlene Barros e a banda lançará duas novas músicas de autoria de Joãozinho Ribeiro: os frevos “Desaforados” e “Chega de Sofrência”.

Lorena em Salamanca (Espanha)
“A tutela jurídica ambiental das cidades sustentáveis”, é o tema do Congresso de Direito Ambiental Contemporâneo que vai ser realizado de nos dias 11 e 12 de fevereiro próximo, na Universidade de Salamanca, na Espanha.
A vice-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB do Maranhão, a maranhense Lorena Saboya Vieira Soares encerra o ciclo de palestras do primeiro dia do evento.
Ela falará sobre o tema “Uma década após a Política Nacional de Resíduos Sólidos: reflexões, expectativas e desafios”

Falta uma boa formação
No ano em que 500 mil candidatos concorrerão a prefeituras e câmaras municipais, é preciso insistir: o despreparo de muitos eleitos se caracteriza por decisões precipitadas, que resultam em erros gritantes. Às vezes, são corrigidos por equívocos semelhantes ou piores. Não fica difícil imaginar quem paga a conta. Mesmo assim, são tímidas as iniciativas para criar escolas de formação de gestores públicos.

TRIVIAL VARIADO
Como qualquer leitor de tragédias gregas, o ex-secretário de Cultura Roberto Alvim deve estar familiarizado com o conceito de “hybris”, a desmedida que provoca a ruína dos heróis trágicos.

Diretor de teatro consagrado até há bem pouco tempo, Alvim cavou seu espaço no primeiro escalão daquilo que resta de Cultura no governo Bolsonaro com diligência e estômago notáveis.

Ou seja: acendeu velas para todos os santos, pediu a bênção de Olavo de Carvalho, ofendeu Fernanda Montenegro, renegou o passado. Acabou sendo derrubado não pelos ex-amigos ou pelos novos aliados, mas pela própria hybris.

No assunto: durante o lançamento do Prêmio Nacional das Artes, quinta-feira à noite, o diretor não resistiu à tentação de fazer o que sabe (ou sabia): teatro.

No vídeo que incendiou as redes sociais e culminou com a demissão do secretário poucas horas depois, há dramaturgia (performática), roteiro (Alvim-goebbeliano), música (Wagner, o favorito dos nazistas), retórica (ufanista) e um ator canastrão – ele mesmo.

E, o que é pior, caracterizado como fascista de Zorra Total: cabelo lambido, olhar paranoico, sobrancelhas inquietas. Por vaidade, delírio ou uma combinação de ambos. Foi atropelado pelas redes sociais que viram nele um Napoleão de hospício no governo.

Conclusão: se Goebbels fez o estrago que fez na época da caneta tinteiro e do telégrafo, imagina o que uma Cambridge Analytica não pode fazer na era digital com algoritmo, pesquisa de mercado, psicologia social e rede social. E os bucéfalos achando que o inimigo é a imprensa...

Prefeitos que pretendem se reeleger não poderão fugir a uma pergunta: quais os motivos que levaram o dinheiro dos impostos a se dissipar como cinzas ao vento?

Carol Moraes Estrela reuniu a família, ontem, para um jantar comemorativo da nova idade de sua mãe Joina Moraes, que inaugurou a
semana mudando de idade.

A maioria dos gestores públicos ainda não entendeu: o ensino é um dos instrumentos primordiais para a superação da injustiça social, da pobreza e dos problemas de desenvolvimento econômico. Incentivar alunos a ingressarem e não abandonarem as salas de aula faz parte do be-a-bá do país.


DE RELANCE

Cenários econômicos
Após sua reunião de plenária, nesta quarta-feira, a Associação Comercial do Maranhão promove mais um evento voltado para os seus associados. Quem estará no auditório da entidade para um talk com a plateia de empresários é o economista e professor doutor Felipe Macedo de Holanda que vai falar sobre “Cenários Econômicos para 2020”. O objetivo do evento é abordar, logo no início deste ano, as perspectivas da economia local, possíveis cenários e avanços a partir de indicadores macroeconômicos e fatores que podem influir em mudanças nesse cenário.

Cenários econômicos 2
A propósito: no comando da ACM para o triênio 2020-2022, o novo presidente Cristiano Barroso Fernandes colocou como prioridade, reuniões semanais com os diretores da casa para a definição de estratégias importantes para o empresariado maranhense. As plenárias acontecem às quartas-feiras, às 19h e, entre as novidades, a entidade abre suas portas para que seus associados também participem desses encontros.

Cenários econômicos 3
Felipe Macedo de Holanda é graduado em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1990), graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1991), Mestre em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (1997) e Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2017), na qual é professor Adjunto do Departamento de Economia desde 2002.

Pré-Carnaval
A programação de pré-Carnaval organizada pelo poder público começou agitada no circuito Beira-Mar e na Praia Grande, no sábado, e no circuito Madre Deus, domingo. Muita gente aguardava para poder aproveitar a folia do pré com mais organização, logística e segurança. Parece que funcionou. No Centro Histórico, o público dirigiu-se às praças Nauro Machado e dos Catraeiros, além da Avenida Beira-Mar. Uma turma animada dos meios de comunicação locais caiu na folia do Bloco da Imprensa. Domingo, a festa teve como palco o tradicional bairro carnavalesco Madre Deus, que anualmente atrai milhares de foliões para o Beco do Gavião.

Primeiro lugar
Não nos surpreende que o aplicativo Whatsapp tenha sido o que apresentou o maior número de usuários no mundo e no Brasil, conforme o relatório “Estado do Mundo Móvel 2020”, da consultoria App Annie, levantamento mais renomado sobre o mercado de aplicativos. O documento mostrou, também, que os brasileiros estão em terceiro no ranking de quem mais passa tempo utilizando
esses programas.

Queda da violência
Sérgio Moro, ministro da Justiça e da Segurança Pública, está divulgando dados animadores sobre a queda da violência no Brasil. Ele informou que dados oficiais confirmaram a queda expressiva da criminalidade em 2019. Até setembro, foram 29.415 assassinatos, 21,94% a menos do que no mesmo período do ano anterior (37.682). Também caíram estupros, furtos de veículos, latrocínio, roubos, entre outros.

Ministério da Cultura
Para abrigar a atriz Regina Duarte no governo federal, o presidente Jair Bolsonaro avalia recriar o Ministério da Cultura. A leitura do governo é que o nome da atriz é muito reconhecido para um status de Secretaria, que era comandada até a semana passada pelo dramaturgo Roberto Alvim. Ele, como se sabe, foi demitido do cargo após protagonizar um vídeo com exaltação ao nazismo.

Quem saiu prejudicado?
Mesmo com erros na contabilização das notas do Enem, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, abriu a entrevista coletiva sobre o assunto, no sábado, anunciando que o exame foi “o melhor de todos os tempos”. O Ministério ainda não sabe quantos candidatos foram afetados, mas calcula-se que aproximadamente 9 mil possam ter sido prejudicados.

Para escrever na pedra:
“O que a lei não proíbe, às vezes o pudor impede.” A frase é de Sêneca, que viveu do ano 4 Antes de Cristo a 65 DC.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.