Fuga

Maranhense é um dos fugitivos do presídio paraguaio

Ele foi recapturado em Mato Grosso do Sul, segundo a polícia, utilizava nome falso; o maranhense responde pelo crime de tráfico de entorpecente e pertence ao PCC

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Luís Carlos, foragido do Paraguai, que foi recapturado
Luís Carlos, foragido do Paraguai, que foi recapturado (Detento)

MATO GROSSO - Um dos 76 fugitivos do presídio de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, é da cidade maranhense de Imperatriz e foi identificado como Luís Alves da Cruz, de 30 anos. Segundo a polícia, ele foi recapturado ontem, no Assentamento Itamarati, distante a 49 quilômetros de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e utilizava o nome falso de Eduardo Alves da Cunha. A fuga ocorreu na madrugada do último domingo, entre os fugitivos há 40 brasileiros e fazem parte do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ainda ontem, o diretor da unidade prisional e 30 agentes penitenciários tinham sido presos a pedido da Procuradoria do Paraguai.

A polícia também informou que o maranhense foi preso pelos policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e, no momento da abordagem, apresentou sinais de nervosismo e confessou ser um dos fugitivos. O criminoso se apresentou com o nome falso de Luís Alves. Com esta identificação que ele respondia pelo crime de tráfico de entorpecente há quatro anos, no Paraguai.

O detido foi apresentado no 1º Distrito Policial de Ponta Porã onde foram tomadas as devidas providências. Até o começo da noite de ontem, as buscas continuam sendo realizadas em território brasileiro e paraguaio com ajuda de, aproximadamente, 200 homens das forças policiais de Mato Grosso do Sul, civis e militares, além de agentes da Força Nacional de Segurança Pública em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

De acordo com o jornal paraguaio ABC Color, na manhã de segunda-feira, 20, uma residência, localizada na cidade paraguaia de Capitán Bado, distante a 169 quilômetros de Ponta Porã, foi apontada como sendo esconderijo de alguns dos foragidos. Neste local, a polícia encontrou caixas com munições e veículos, mas os bandidos não foram localizados. Também nessa localidade, a polícia revistou mais três imóveis.

Fuga

Segundo o jornal La Nación, o Ministério Público informou que vídeos das câmeras de segurança do presídio mostram uma movimentação intensa desde as 4h de domingo, 19, e os guardas não agiram diante das imagens que tinham à disposição. A principal suspeita é de que os presos tenham saído por um túnel, mas, há a possibilidade de que eles tenham fugido pelo portão principal. Os fatos estão sendo apurados.

Ainda no domingo, a ministra da Justiça, Cecilia Perez, afirmou que sua pasta denunciou ao Ministério Público um suposto plano de fuga e pagamento de 80 mil dólares (mais de R$ 330 mil) por parte de integrantes da facção criminosa para os funcionários da prisão regional de Pedro Juan Caballero.

Outra ocorrência

A polícia também registrou na madrugada de segunda-feira, uma fuga na Unidade Prisional, na cidade de Rio Branco, no Acre. Há informações que a maioria dos fugitivos fazem parte do mesmo grupo criminoso dos foragidos do presídio paraguaio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.