Seguro

Dpvat: dobra número de motoristas que podem pedir restituição

Seguradora Líder informou que aumento ocorreu por atualização dos pagamentos feitos via Detrans e Secretaria da Fazenda. Número ainda pode aumentar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Milhares de donos de carro  já pediram a devolução do Dpvat pago a mais
Milhares de donos de carro já pediram a devolução do Dpvat pago a mais (Divulgação)

BRASÍLIA - O número de donos de veículos que podem pedir a restituição do Dpvat 2020 aumentou de 2 milhões para 4 milhões, informou a Seguradora Líder, responsável por administrar o seguro obrigatório, ontem,20.

De acordo com a gestora, o crescimento do número ocorreu por atualização dos pagamentos via Detrans e Secretaria da Fazenda. Como os prazos de compensação bancários de cada banco podem variar, o total de possíveis ressarcimentos ainda devem subir, disse a Seguradora Líder.

O vaivém nos valores do Dpvat fizeram motoristas pagarem mais caro pelo seguro obrigatório e, depois do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar a redução do valor, esses consumidores têm o direito a receber o estorno com a diferença de preços.

Às 15h de ontem, 20, o total de 510 mil pedidos de restituição foram feitos, informou a Seguradora Líder.

De acordo com Seguradora Líder, a diferença do valor no Dpvat, para quem pagou antes da redução, será feita por depósito diretamente na conta corrente ou conta poupança do proprietário do veículo.

A gestora do seguro obrigatório diz que o proprietário recebe um número de protocolo para o acompanhamento da restituição, no mesmo site. A previsão da Líder é que, após o cadastro, a restituição seja feita em até dois dias úteis.

Reembolso

Não existe um prazo fechado para que o dinheiro do Dpvat mais caro seja pedido de volta. A Seguradora Líder disse que a restituição pode ser realizada após 2020, mas, depois dessa data, os novos pedidos devem ser feitos pelo endereço: https://www.seguradoralider.com.br/Contato/Duvidas-Reclamacoes-e-Sugestoes.

Para quem pagou, por algum motivo, o Dpvat duas ou mais vezes, a solicitação de restituição dos valores deve ser feita pelo endereço: https://www.seguradoralider.com.br/Contato/Duvidas-Reclamacoes-e-Sugestoes.

Para os proprietários que possuam frotas de veículos, o pedido de ressarcimento precisa ser realizado pelo e-mail restituicao.dpvat@seguradoralider.com.br.

Canal de reclamações

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), responsável pela fiscalização de seguros no Brasil, criou um canal exclusivo em seu site para reclamações de quem não conseguiu pedir o ressarcimento do Dpvat.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.