Eleições 2020

Apoio de Dino a Rubens provocará impacto na disputa em São Luís

Declaração foi assegurada pelo ex-juiz federal e pré-candidato à Prefeitura da capital, José Carlos Madeira, em entrevista a uma emissora de TV local

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Flávio Dino já manifestou seu apoio a favor do secretário Rubens Jr.
Flávio Dino já manifestou seu apoio a favor do secretário Rubens Jr. (Flávio Dino)

A declaração de apoio do governador Flávio Dino (PCdoB) ao secretário de Estado das Cidades e pré-candidato, Rubens Pereira Júnior (PCdoB), para a disputa da Prefeitura de São Luís no pleito deste ano - assegurada em entrevista pelo ex-juiz e pré-candidato José Carlos Madeira - deve provocar impacto no cenário eleitoral e movimentação de peças no grupo liderado pelo comunista.
Somente pelos partidos políticos alinhados ao projeto de poder de

Dino, se posicionam como pré-candidatos - além de Rubens Júnior -, os deputados estaduais Duarte Júnior (PCdoB), Neto Evangelista (DEM) e Yglésio Moisés (sem partido); o deputado federal Bira do Pindaré (PSB); e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT).

Com a decisão do comunista já antecipada por Madeira - outro pré-candidato de um partido político alinhado ao grupo, o Solidariedade.

Briga interna
Duarte Júnior, por exemplo, já chegou a sugerir em, pelo menos uma ocasião, que goza de prestígio e do apoio de Flávio Dino para as eleições deste ano. Ele trabalha para consolidar-se como candidato do PCdoB, mas enfrenta a resistência de membros da própria sigla e de aliados do comunista.

O parlamentar já recebeu convites de outras legendas para a disputa da eleição, como o PR, mas aguarda a abertura de espaços dentro do próprio PCdoB. Contudo, com o eventual apoio de Dino a Rubens, ele terá de deixar o partido se decidir pela manutenção do projeto de candidatura própria.

Neto Evangelista, por sua vez, tem sido alvo de uma articulação entre o PDT e o DEM para o pleito. Ele também busca o apoio de Dino e uma base forte de legendas, mas tem esbarrado justamente na composição do Palácio em favor de Rubens Júnior.

Movimentação

O PDT, do senador Weverton Rocha, mira em Neto Evangelista depois de não ter alavancado nenhum dos nomes lançados pré-candidatos e de não ter conseguido convencer Dino da manutenção de uma aliança com o PCdoB para a composição de chapa majoritária. Em 2016, o partido comunista indicou como o candidato a vice de Edivaldo Júnior (PDT), o professor Júlio Pinheiro.

Dino, segundo analistas políticos, não tem se preocupado com eventuais atritos, uma vez que trabalha para ampliar o leque de candidaturas dentro do seu próprio grupo político, para tentar levar a disputa eleitoral para o segundo turno.

Weverton, por sua vez, está empenhado em fortalecer o seu próprio partido, coordenar a campanha de um candidato que protagonize a disputa eleitoral e consolidar um grupo político que dê sustentação a uma eventual candidatura própria ao Governo do Estado em 2022.

Comunista trabalha
por disputa nacional

Alvo de pré-candidatos e de partidos políticos da base governista que buscam apoio para a disputa do pleito do mês de outubro em São Luís, o chefe do Executivo, governador Flávio Dino (PCdoB) tem se dedicado em tentar consolidar-se como alternativa para a Presidência da República em 2022.

Somente nas duas últimas semanas o comunista se reuniu com o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), concedeu entrevistas a veículos do eixo Sul-Sudeste do país e deu prosseguimento ao discurso de oposição ao presidente Jair Bolsonaro.

Dino tem elevado críticas a diversos setores da atual gestão. Ele também tem buscado agenda política de rotina em Brasília.

No fim de 2019 o comunista assegurou candidatura em 2022. Na ocasião ele não revelou para qual cargo, mas aliados admitem projeto para a Presidência da República ou Senado Federal.

Mais

Posicionamento do PDT

O Estado entrou em contato com o senador Weverton Rocha e perguntou qual o posicionamento do PDT, diante da declaração de apoio do governador Flávio Dino ao pré-candidato Rubens Júnior. O pedetista não respondeu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.