Evento

Ação em shopping faz alusão ao Dia Nacional do Farmacêutico na capital

Evento foi realizado pelo Conselho Regional de Farmácia no Maranhão e contou com profissionais e estudantes; vários serviços oferecidos para a comunidade

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

[e-s001]O Conselho Regional de Farmácia no Maranhão (CRF/MA) com apoio de faculdades particulares de São Luís, realizou ontem, 20, uma ação social no Shopping do Automóvel, no Calhau, em alusão ao Dia Nacional do Farmacêutico, comemorado na data.

O farmacêutico e professor Hiran Reis lembrou que no decorrer do ano existem três datas de suma importância para o profissional de farmácia. Um deles é 20 de janeiro, quando é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico; o 5 de maio, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos; e 25 de setembro, considerado o Dia Internacional do Profissional de Farmácia.

Ainda de acordo com Hiran Reis, os farmacêuticos aproveitam as datas comemorativas para terem contato mais direto com a comunidade, com um dos objetivos de alertar sobre a importância deste profissional. O farmacêutico pode atuar em 135 áreas, sendo as principais a drogaria, a farmácia, na realização de exames laboratórias, análise clínica e saúde da estética. “Há várias áreas em que o farmacêutico pode atuar e, no entanto, a população precisar ter ciência disso”, frisou Hiran Reis.

Ação
A professora do curso de Farmácia de uma faculdade particular, Nilviane Pires, foi acompanhada de seus alunos para participarem da ação de ontem, oferecendo vários serviços para a comunidade, como aferição de pressão, exame de glicemia, tipagem sanguínea e análise de composição corporal.

Ela informou que a análise de composição corporal é feita utilizando uma balança, em que há eletrodos, e consegue observar o índice de massa corpórea, inclusive, detectar se o ser humano está com sobrepeso. “É necessário a pessoa ser submetida a esse tipo de procedimento para poder evitar doenças no futuro”, esclareceu Nilviane Pires.

O acadêmico do 5º período de Farmácia, Antônio Mendes, de 24 anos, declarou que evento desse tipo aproxima o profissional da comunidade e é uma forma de o estudante colocar em prática o que está sendo ministrado na faculdade.

A aposentada Ana Clara Silva, de 72 anos, gostou da atividade e disse que ações como essa devem ser realizadas de forma diária, por oferecerem serviços, principalmente, na área da saúde, em que a população, na maioria das vezes, encontra dificuldade para obter. “Às vezes, a pessoa enfrenta uma fila grande para conseguir um exame laboratorial”, frisou Ana Clara Silva.

Já Antônio Cláudio Melo, de 32 anos, ressaltou que eventos dessa natureza esclarecem a comunidade sobre a importância do farmacêutico. “Eu pensei que o mercado de trabalho desse profissional estava restito apenas a farmácia e a realização de exames laboratoriais”, comentou.

Data comemorativa
A ideia da criação de um dia para esse profissional partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941, quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF).

A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no país, e considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico.

FALA, POVO!

Você sabe a importância do trabalho do farmacêutico?

[e-s001]“O profissional que trabalha na farmácia, mas, deve também trabalhar em outras áreas”

Leandro Felipe, 20 anos – motorista

[e-s001]“Sei que esse profissional está de forma diária na farmácia e também nos hospitais”

Augusto César de Sousa, 19 anos – estudante

[e-s001]“Ele está na farmácia e orientando a comunidade no uso de medicamentos. Já precisei comprar uma medicação para o meu filho e recebi orientação desse profissional”

Darliane Ferraz, 35 anos – autônoma

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.