COLUNA

Pose para foto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Depois de muita polêmica, com declarações controversas e artigos com fortes críticas, o PT e o PCdoB posaram para foto para mostrar que a aliança permanece forte e que deverá se repetir em 2022, sem trauma algum. Assim mostram a foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Maranhão, Flávio Dino.
Mas, a foto, na verdade, mostra somente um recorte da realidade. Um momento de risos e descontração, próprios de quando se estar em frente de uma câmera e a necessidade de disfarçar problemas.
E isto fica claro pelo que postaram tanto Dino quando Lula em suas redes sociais sobre a foto abraçados.
O primeiro falou de defesa do Brasil, da Constituição e direitos sociais. O segundo preferiu os elogios. Intenções claras de tentar manter o diálogo e ainda repassar ao público uma falsa sensação de “companheirismo”, de “camaradagem”.
Quem esteve no evento do PT pró-Lula conta que o clima foi de constrangimentos e até cobranças, com uma postura de respeito do “mais novo” com o “mais velho” na política.
Mas, por toda polêmica ocorrida antes deste fim de semana, com uma postura clara de Flávio Dino de avançar para se posicionar à frente dos petistas aliados de Lula, sabe-se que esta união dos petistas com os comunistas não deve se repetir de forma natural como ocorreu em pleitos anteriores.

De fora
O que chamou atenção também, em relação ao Maranhão, foi o discurso do ex-presidente Lula sobre as candidaturas em capitais consideradas importantes para 2020.
São Luís não foi colocada na lista falada pelo ex-presidente como imprescindível para ter candidatura própria do PT.
O discurso de Lula em relação ao PT que não coloca a capital maranhense como importante vai de encontro aos poucos movimentos do partido para tentar a candidatura própria ao Palácio La Ravardiére.

Negociação
Mesmo sem o aval do líder do partido, o PT em São Luís já se movimenta para tentar organizar a legenda para as eleições de 2020.
O presidente municipal da sigla, vereador Honorato Fernandes, já sentou para conversar com Rubens Júnior (PCdoB) e Bira do Pindaré (PSB).
Além disto, há uma opção interna proposta por Fernandes para a disputa municipal. O presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB) é a opção do presidente municipal.

Precisa mudar
O senador e presidente estadual do PSDB, Roberto Rocha, vem deixando claro que a candidatura do deputado Wellington do Curso para a Prefeitura de São Luís deve ser considerada somente expressão de desejo do tucano.
Wellington já discursou na Assembleia Legislativa e no evento estadual do PSDB tentando se impor como pré-candidato.
Mas, o fato é que o ainda membro do PSDB precisa buscar novo partido se quiser disputar as eleições de 2020 na capital já que seu atual partido tem uma negociação avançada com o Podemos.

Engajado
Falando em sucessão em São Luís, o pré-candidato preferido do PCdoB, o secretário estadual de Cidades, Rubens Júnior, decidiu encarar de uma vez sua missão para 2020.
A cada evento do governo estadual ou de aliados mais próximos, Rubens Júnior aparece se declarando preparado e apto a encarar a missão de comandar a capital.
O comunista vem agindo assim para tentar mudar os dados em pesquisas eleitorais que serão apresentadas este ano em relação aos levantamentos de 2019, que o mostravam com 1%.

Apoio
E falando em Rubens Júnior, o comunista parece ter um aliado já declarado para a Prefeitura de São Luís.
O vice-presidente da Câmara Municipal da capital, Astro de Ogum (PL), faz todas as demonstrações de que seu candidato este ano será Rubens Júnior.
A posição de Ogum – se mantida – deve confrontar com a decisão estadual do PL que, até o momento, caminha para apoiar o deputado Eduardo Braide (Podemos).

Sem fake
O deputado Duarte Júnior (PCdoB) deverá intensificar a campanha contra o que ele considera fake news contra ele a partir desta semana.
O comunista sabe que as informações divulgadas partem da base aliada comunista, o que se caracteriza como fogo amigo.
A intenção do deputado é tentar – com possibilidade quase zero de conseguir – que muito do que é dito sobre ele não passe de notícias falsas.

DE OLHO

R$ 23,9 milhões é o valor gasto pelo Governo do Estado com diárias em 2019. Maior gasto veio do Poder Executivo, com mais de R$ 6,2 milhões

E MAIS

• Depois de muitas críticas, o show do cantor Dinho Ouro Preto no Carnaval do Governo do Estado acabou sendo cancelado.

• Após esta decisão, a gestão estadual na Cultura anunciou a cantora baiana Margareth Meneses como uma das atrações do circuito Beira-Mar.

• O secretário de Cultura, Anderson Lindoso, vem mudando o perfil do carnaval maranhense contratando atrações que pouco lembram o período momesco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.