Karatê

Fórum debate o karatê e aborda realização do Maranhense 2020

O Fórum de Karatê-do Maranhão foi realizado no sábado (18), e debateu metodologia de ensino de lutas, motivação, além apresentar o calendário de 2020 da modalidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Atletas passaram por qualificação no evento
Atletas passaram por qualificação no evento

SÃO LUÍS – Foi realizado, neste sábado (18), em São Luís, o Fórum de Karatê-do Maranhão. O evento, que aconteceu no Grand São Luís Hotel, foi uma iniciativa da Federação Maranhense de Karate (FKEM), e surgiu com o intuito de capacitar professores, técnico e árbitros em variados temas, dentre eles metodologia de ensino das lutas, motivação, além do credenciamento técnico e de arbitragem, além da apresentação do calendário de 2020. Participaram do encontro, professores de São Luís e outros estados, e também atletas, que participaram de palestras e rodas de conversas.

Um dos destaque do fórum foi professor Valnei Seixas, da Bahia, que ministrou a palestra “Tachikata, o estudo das bases e posturas. Além do Valnei, palestraram também o professor Wanderson Gomes, que falou sobre aspectos pedagógicos e organizacionais do ensino e difusão das lutas. Nilzenir Ribeiro deu palestra abordando a “motivação:ferramentas para vida e para o esporte”.

Na oportunidade, a professora Karla Almeida, faixa preta 3º Dan, várias vezes campeã maranhense e de etapas de circuito nacionais, com passagem pela Seleção Brasileira, em 2009, técnica credenciada pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), coordenou direção técnica e o credenciamento técnico. O professor Pedro Almeida Filho realizou o credenciamento de arbitragem e apresentou o projeto do Campeonato Maranhense 2020.

Organizadores do Fórum de Karatê-do Maranhense
Organizadores do Fórum de Karatê-do Maranhense

Para o diretor administrativo da FKEM, Pedro Almeida, o evento foi uma oportunidade para a federação apresentar projetos para todo o ano de 2020, além de propor o campeonato estadual.

“ A nossa intenção é capacitar os nossos professores e árbitros sobre o esporte, levando para eles um dia de imersão com os mais gabaritados profissionais. Fazer também, com que os trabalhos realizados por nós FKEM sejam reconhecidos e consolidados”, falou Pedro Almeida.

Participação

Um dos maiores talentos do karatê no estado, e filiada a Federação Maranhense de Karate (FKEM), a karateca Radhyja do Carmo Silva participou do Fórum de Karatê-do Maranhão. Ela ocupa a 3ª colocação ranking nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.