Violência

Crimes de explosão a bancos registrou aumento no ano passado no Maranhão

No ano de 2019, 23 bancos foram explodidos pelos criminosos no estado, enquanto em 2018, foram 14 e, em 2017, somaram 13

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Agência do Bradesco, no São Francisco, foi uma das explodidas ano passado
Agência do Bradesco, no São Francisco, foi uma das explodidas ano passado (Bradesco)

SÃO LUÍS - Vinte e três agências bancárias foram explodidas pelos bandidos durante o ano passado, no Maranhão, segundo dados do Sindicato dos Bancários. Enquanto, nos anos anteriores, foi menor a quantidade de casos desse tipo de empreitada criminosa no estado. No decorrer do ano de 2018, o registro foi de 14 explosões de bancos; e, em 2017, apenas 13 casos.

Uma das últimas ocorrências de 2019 foi no decorrer da madrugada do dia 7 de dezembro e teve como alvo o Bradesco da cidade de Turiaçu. A polícia informou que os bandidos chegaram na cidade em vários veículos. Uma parte do bando se deslocou para o banco onde realizou a explosão, enquanto, os outros atacaram o posto da Polícia Militar e metralharam uma viatura.

Os moradores disseram que ouviram vários tiros de fuzil e, pelo menos, duas pessoas chegaram a ficar reféns, mas, logo após algumas horas, foram liberadas sem ferimentos. No decorrer da fuga, três acusados morreram durante troca de tiros com a polícia.

Ainda no dia 3 de dezembro do ano passado, a polícia registrou uma outra explosão bancária. Nesse dia, os criminosos instalaram o terror na cidade de Santa Luzia e destruíram o prédio do Banco do Brasil. Vários estilhaços de vidro, partes da parede e componentes de caixas eletrônicos foram encontrados espalhados na calçada da agência e até na rua.

A polícia informou que em trechos da BR-222, os assaltantes espalharam “miguelitos” (objetos pontiagudos parecidos com pregos), para que viaturas não chegassem ao local onde o banco está localizado. Os bandidos ainda incendiaram um carro às margens da rodovia federal. Os autores da explosão bancária fizeram moradores reféns e teriam fugido em direção ao município de Buriticupu.

Bancos da capital

No decorrer do ano passado, sete agências bancárias da capital foram atacadas por quadrilheiros, enquanto, em 2018, foram três casos. O último alvo dos criminosos foi o Bradesco, na Avenida Castelo Branco, no bairro São Francisco, na madrugada de 29 de agosto. Segundo a polícia, apesar da destruição, os criminosos não levaram nenhuma quantia em dinheiro.

As outras agências explodidas foram a do Banco do Brasil na madrugada do dia 26 de junho, no João Paulo, na Avenida São Marçal, a poucos metros da sede do Exército. Os bandidos utilizaram dinamite para destruir os caixas eletrônicos e roubar o dinheiro.

A polícia também registrou mais cinco casos de arrombamento a bancos na capital. Os alvos foram os caixas eletrônicos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Avenida dos Holandeses, no Calhau; e os caixas eletrônicos das agências do BB da Alemanha, na Avenida dos Franceses; da Caixa Econômica Federal, na Avenida Getúlio Vargas, no Monte Castelo (próximo ao Canto da Fabril); no Anil, na Avenida Santos Dumont; e a agência do BB do Calhau, também situada a menos de dois quilômetros do Comando Geral da Polícia Militar.

Prisões

De acordo com a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), no ano de 2019, foram realizadas 118 prisões de acusados desse tipo de empreitada criminosa, sendo 50 inquéritos enviados para a Justiça. O número de prisões em 2018 foi um pouco maior, um total de 121, com 29 inquéritos concluídos.

BOX

Bancos explodidos por criminosos durante o ano passado no Maranhão

Dia 17 de janeiro: Banco do Brasil da Alemanha

Dia 23 de janeiro: Banco do Brasil do Calhau

Dia 24 de fevereiro: Caixa Econômica Federal do Monte Castelo

Dia 14 de março: Banco do Brasil do Anil

Dia 9 de abril: Banco do Brasil de Santa Inês

Dia 3 de junho: Banco do Brasil do Calhau

Dia 4 de junho: Banco do Brasil e do Bradesco da cidade de São Bernardo

Dia 8 de junho: Bradesco de Penalva

Dia 26 de junho: Banco do Brasil do João Paulo

Dia 2 de julho: Bradesco de Nova Olinda

Dia 30 de julho: Banco do Brasil de Caxias

Dia 9 de agosto: Banco do Brasil de Mirador

Dia 29 de agosto: Bradesco do São Francisco

Dia 1 de setembro: Banco do Brasil de Presidente Juscelino

Dia 4 de agosto: Bradesco de Senador Alexandre Costa

Dia 4 de agosto: Banco do Brasil e Bradesco de Santa Helena

Dia 7 de outubro: Bradesco, Banco do Brasil e do Nordeste de Tutóia

Dia 3 de dezembro: Banco do Brasil de Santa Luzia

Dia 7 de dezembro: Bradesco de Turiaçu

Números

23 bancos explodidos durante o ano passado no Maranhão

14 agências destruídas no estado por criminosos em 2018

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.