Coluna

Pueblos Blancos - As encantadas aldeias espanholas

A rota dos Pueblos Blancos é ideal para se fazer de carro seguindo por estradinhas vicinais. Ela engloba um total de 19 municípios

Sheila Dureles, personal travel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

A Andaluzia é uma região espanhola marcada por colinas, rios e campos agrícolas na costa sul da Espanha.

Os Pueblos Blancos são casas bem características, caiadas de branco na região montanhosa da Andaluzia com a finalidade de combater o calor. Sempre há um bonito contraste entre o branco das casas e as cores das flores de suas varandas e a natureza que circunda as aldeias.

No passado muitos dos vilarejos foram cidades que marcavam o limite fronteiriço entre os territórios cristãos da Península Ibérica e cidades muçulmanas. O sobrenome La Frontera que aparece no nome de algumas cidades são marcas deste passado.

A rota dos Pueblos Blancos é ideal para se fazer de carro seguindo por estradinhas vicinais. Ela engloba um total de 19 municípios e você que terá de escolher em quais locais quer parar e conhecer. Se vai pernoitar ou se somente vai fazer um passeio para conhecer e ver as aldeias coloridas da estrada entrando em alguma só para almoço e esticar as pernas.

Mas se eu fosse você faria um passeio de uns 4 dias por essa região e se encantaria por ela. Em um roteiro de quatro dias/três noites em Vejer de la Frontera, Zahara de la Sierra e Ronda. Tem muito a lhe oferecer.

A melhor época para conhecer é nos meses da primavera ou outono. Com o tempo frio e possibilidade de neve ou gelo no inverno não aconselho a rodar de carro por essas estradinhas. E ainda no verão o calor é massacrante então se for enfrenta-lo, já saia daqui avisado.

A Ruta de los Pueblos Blancos mais tradicional percorre a Sierra de Grazalema e a Serranía de Ronda, no trecho que separa Arcos de la Frontera (Cádiz), no extremo oeste, e Ronda (Málaga), no extremo leste. Os destaques da rota ficam por conta de lugares como Arcos de la Frontera, Grazalema, Zahara de la Sierra, Olvera, Setenil de las Bodegas e Ronda.

Sierra de Cádiz

A rota pela Sierra de Cádiz percorre um ambiente circundado pela Serra de Grazelema que foi declarada reserva da biosfera e o Parque Natural dos Alcornocales que também compreendem a província de Málaga.

Suas ruas estreitas, empinadas e sinuosas são um convite a exploração de miradouros, monumentos, vestígios arqueológicos. Como o povoamento de muitos dos locais é milenar em seus arredores encontramos marcas de povos pré-históricos, iberos, romanos, visigodos e árabes. Tornando esta região tão particular.

Comece sua exploração por Arcos de La Frontera que é considerada uma das povoações mais bonitas da Espanha. Fica bem no alto de um Cerro sobre o rio Guadalete e seu centro histórico merece um passeio por suas ruas. Não deixe de conhecer o Castelo Ducal (antiga fortaleza muçulmana) e a igreja de Santa Maria de la Asunción além é claro da Camara Municipal.

Seguindo viagem vá a Algodonales, um município de tradição flamenca onde até hoje se fabricam as famosas guitarras flamencas. Em Setenil de las Bodegas encontrará curiosas vivendas construídas sob uma grande rocha. Na aldeia de Menagem de Zahara de la Sierra durante a festa de Corpus Christi a cidade se transforma em um frondoso bosque de ramos verdes. Esta festa é celebrada há mais de cinco séculos. Se estiver por lá nesta época vale a pena participar.

Ubrique já bem no coração da serra, é paraíso de artigos de pele e couro fabricados de forma artesanal. Junto com Grazalema são povoações pitorescas que combinam arquitetura popular e monumentos.

Vejer de La Frontera fica bem próxima de Cadiz. Localizada no topo de uma montanha de 200 metros de altura, fica em uma posição privilegiada de onde se tem uma vista de toda a região. Percorra suas ruelas, deixe a cidade de surpreender. Ande por sua muralha. A cidade existe desde a pré-história. Foi durante um período de dominação árabe e depois foi retomada pelos cristãos. A batalha de Trafalgar entre Inglaterra, Espanha e França foi travada em frente a cidade.

Ronda é um amor à parte. Será onde você vai encerrar a sua viagem. Fica na província de Málaga. A localização de Ronda é espetacular. Ocupa um planalto cortado pelo rio Guadalevín e está rodeada por montanhas. A fenda aberta pelo rio, conhecida como El Tajo, criou uma paisagem pitoresca e espetacular. Não deixe de contemplar as casas penduradas a beira do abismo.

As origens de Ronda são celtas, que a batizaram de Arunda no século VI a.C. Os gregos, que a chamaram de Runda, antecederam os romanos que a conquistaram posteriormente. Como todas as cidades e vilarejos visitados no roteiro pelos Pueblos Blancos, Ronda foi ocupada pelos muçulmanos, que invadiram a Península Ibérica em 711.

Na cidade além de se perder em suas ruazinhas não deixe de conhecer a Plaza de Toros, que é uma das mais antigas da Espanha. A linda Puente Nuevo – Ponte Nova; o El Tajo, os Jardines de Cuenca e seu Centro Histórico.

Guarde um dia de sua visita pelos Pueblos Blancos para se hospedar aqui. De preferência gaste um pouco mais e fique em um dos hotéis que se tem vista a Puente ou o El Tajo. No fim da tarde peça um brinde, escute uma música que ame, faça um brinde e pronto. Felicidade completa.

Serviço
Aéreo: Várias companhias aéreas voam para a Espanha, para nós aqui com saídas a partir de Fortaleza, Belém, para citar os mais próximos. Todos com voos diários.

Aconselhamos se possível a descer em algum ponto da Andaluzia direto como Sevilha por exemplo. Mas se preferir vir a partir de Madri, aconselho a vir de trem rápido desde Madri até Sevilha e de lá alugar um carro. Lembramos que a Rota dos Pueblos Blancos só é possível ser feita de carro.

Documentação: Não há necessidade de visto, mas sim de passaporte válido com validade maior do que 6 meses. E também seguro viagem de no mínimo 30 mil euros.
Moeda: Euro.


Arrume sua mala e boa viagem

sheila@dureles.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.