No Senado

Proposta cria frente parlamentar contra o crime organizado

Autor do projeto, Marcos do Val argumenta que o crime transnacional organizado afeta a democracia na região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(Senado)

BRASÍLIA - Tramita na Comissão de Relações Exteriores (CRE) o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 89/2019, que cria a Frente Parlamentar de Apoio à Corte Penal Latino-americana e do Caribe contra o Crime Organizado (Copla). A proposta, do senador Marcos do Val (Podemos-ES), tem como objetivo reprimir o crime transnacional organizado na região, por meio da criação da instituição latina. O projeto está pronto para pauta na CRE.

Marcos do Val argumenta que o crime transnacional organizado afeta a democracia na região, gerando violência e corrupção, principalmente por meio do tráfico de drogas, armas e pessoas, além da lavagem de dinheiro. “O combate à impunidade em relação a esses crimes passa pela criação de uma estrutura internacional que complemente a justiça nacional e auxilie as forças de segurança nacionais”, ressalta o senador.

Favorável à aprovação da matéria, o relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), classifica a criação da Frente Parlamentar como de “extrema importância para a repressão da criminalidade na região”. Para ele, a adoção de ferramentas e estratégias em nível regional e global é fundamental para combater o crime organizado.

“É evidente que a busca de ações interestatais integradas e eficientes no combate a crimes como os de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e de armas levará à redução da criminalidade interna nos países da região, uma vez que os agentes criminosos se valem de recursos obtidos mediante essas práticas ilícitas transnacionais”, justifica o relator.

Fonte: Agência Senado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.