Estado Maior

Briga em nome de Dino

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

A ideia de unidade da esquerda construída em 2020 para ter reflexos positivos em 2022 parece que não vingará. Após entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que fez considerações sobre o PCdoB, o deputado comunista, Orlando Silva, decidiu chamar “pra briga” o PT e seu maior líder. E tudo isso, tendo o governador Flávio Dino como centro do debate.

As declarações de Lula sobre Flávio dino tiveram um tom de “bate e assopra” conforme disse a coluna na edição da sexta-feira, 17. O petista, na verdade, mandou um recado claro ao governador maranhense e ao seu partido, o PCdoB.

A reação parece ter sido à altura por parte dos comunistas. Orlando Silva, deputado federal, teve artigo publicado no Portal Vermelho em que ele faz clara crítica à postura do ex-presidente e mais: em nome de Flávio Dino chamou os petistas para o rompimento e fez um alerta para Dino.

“Anote aí: o elogio do presidente Lula a Flávio Dino é como um ‘abraço de urso’. Daí ser adequado Flávio saber o ponto exato de proximidade – ou será esmagado”.

O que Silva deixou de comentar é que as respostas de Lula na entrevista, na verdade, foi uma reação as numerosas investidas de Flávio Dino de pressionar o PT a dar o espaço que ele pensa ter condições de ocupar nacionalmente.

Talvez, o comunista venha fazendo as investidas contra Lula e o PT por se considerar – assim como colocou Orlando Silva – um político com luz própria que “cresceu sem ‘dedaço’ e não incubado por nenhum grande líder”.

Resta saber se Dino concorda com tudo o que disse Orlando Silva. Até o fechamento desta edição, o governador do Maranhão nada comentou a respeito. Nem ele e nem seus aliados mais próximos. Só que pelo dito popular, “quem cala consente”. Será o caso de Flávio Dino?

Calados

Mas não foi somente Flávio Dino que se calou sobre o artigo de Orlando Silva no Portal Vermelho.

O PT do Maranhão e seus petistas também preferiram não comentar a respeito. Nacionalmente, os debates foram internos. Na posse da nova direção nacional do partido, o assunto foi ignorado.

Mas nas reuniões internas, os petistas consideraram que Orlando Silva falou por Flávio Dino e todo o PCdoB e que pesou demais na mão.

Minimizando

Sobre as declarações do colega de Câmara dos Deputados e camarada de partido, o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, minimizou o mal-estar.

Para a coluna, o comunista declarou que a relação de PT e PCdoB permanece normal e que debates e divergências pontuais são parte do processo democrático.

Segundo Jerry, Lula colocou uma frase sobre o PCdoB que soou mal. “Presidente Lula, a quem muito estimamos, colocou uma frase sobre o PCdoB que soou desrespeitosa e lideranças de nosso partido reagiram”, disse o comunista.

Sem reunião

Quando plantadas as informações de que Flávio Dino teria se reunido (encontrado ou feito contato telefônico) com o apresentar da TV Globo, Luciano Huck, sites nacionais informaram de uma reunião do comunista com o ex-presidente Lula que deveria ter ocorrido na sexta-feira, 17.

Não houve qualquer reunião – na verdade, nunca nem agendada foi – e nem deverá haver tão cedo, segundo informou membro da direção nacional petista à coluna.

Flávio Dino tem um convite para participar de ato político do PT em favor de Lula neste sábado, 18.

Agenda

Pela agenda do governador maranhense para o fim de semana, o comunista vai comparecer ao evento “Lula Livre”, programado para acontecer em São Paulo, neste sábado, 18.

Ao que tudo indica, Flávio Dino mantém o interesse de conversar com o ex-presidente Lula e estabelecer posição, claro!

Resta saber como será o clima deste encontro do comunista com o petista após artigo do deputado Orlando Silva.

Pressão

Professores da rede estadual de ensino já se preparam para pressionar o governo do Maranhão para que o piso salarial do magistério seja implantado. Por decisão do governo Federal, o piso passará a ser pouco mais de R$ 2,88 mil.

Segundo docentes, a gestão Flávio Dino não obedece o que determina a lei, faz propaganda como se assim o fizesse e ainda está quatro anos sem conceder reajuste salarial para a categoria.

Os professores reclamam de falta de apoio do sindicato, o Sinproessema, que há 20 anos é comandado pelo PCdoB e faz o jogo que o Palácio dos Leões determina.

De Olho

12,84% foi o percentual de reajuste do piso salarial do magistério determinado pelo Ministério da Educação. Prefeituras e Estados precisam aplicar o valor mínimo no salário dos docentes.

Sem perseguição

O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) declarou na sexta-feira, 17, em entrevista à Mirante AM, que vem preservando nomes de aliados para que estes não sofram perseguição política.

As perseguições, segundo o parlamentar, vem do grupo do governador Flávio Dino e que, por isso, não divulga quem já declarou apoio a sua pré-candidatura.

Eduardo Braide é pré-candidato à Prefeitura de São Luís e até o momento conta oficialmente com o apoio somente do PSC, de Aluísio Mendes.

E Mais

- O Instituto Escutec divulgou nota para esclarecer sobre uma suposta pesquisa eleitoral na cidade de Estreito.

- Segundo o Escutec, não há qualquer levantamento para a Prefeitura da cidade registrada na Justiça Eleitoral e a divulgação vai acarretar em crime eleitoral.

- O Tribunal de Justiça do Maranhão disponibilizou o pagamento de débitos judiciais via cartão de crédito ou débito, com possibilidade de parcelamento dos valores. O TJ maranhense é o primeiro do país a disponibilizar tal recurso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.