Estado Maior

Recado dado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

As declarações do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre uma eventual aliança PT/PCdoB com o nome do governador do Maranhão, Flávio Dino, sendo o principal para o pleito de 2022, pareceu – num primeiro olhar, um excelente fato que trouxe capital político ao comunista que sonha em disputar a Presidência da República. Mas, em uma análise mais detalhada, fica claro que o petista, na verdade, mandou um claro recado a Dino e ao seu partido: sem o PT não há possibilidade de vitória da esquerda nas urnas.

Ou seja, não adianta o governador do Maranhão buscar aliança com o Centro para construir uma candidatura. Como disse o próprio Lula, é difícil no Brasil atual “um comunista conseguir se eleger”.

Se a ideia de Dino é “plantar dificuldades para colher facilidades”, como já afirmou membro da direção nacional do PT, parece que não vai funcionar, já que o ex-presidente deixou claro que o protagonista da esquerda ainda é do Partido dos Trabalhadores. “O PT é muito maior que o PCdoB”, afirmou o ex-presidente.

Talvez tenha sido pelo “bate e assopra” - mais bater do que assoprar - de Lula que nem Flávio Dino e nem seus aliados mais próximos decidiram comentar o que disse o petista.

De fora

Com Lula mostrando qual será o papel do PT nas eleições de 2022, o Palácio dos Leões e sua mídia aliada resumiram as declarações do petista somente ao fato de ele ter dito que apoiaria o comunista em 2022.

Os elogios de Lula a Flávio Dino também ganharam espaço.

Já as declarações com as ressalvas e diferenças entre o PT e o PCdoB foram deixadas totalmente de lado.

Crítica

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) lembrou ontem que São Luís vem sendo comandada pelo PDT há três décadas.

A lembrança do parlamentar, que é pré-candidato a prefeito da capital, se deu devido a problemas causados com a chegada das chuvas.

Segundo Adriano, São Luís enfrenta há 30 anos os mesmos problemas com alagamentos e buracos depois que as chuvas caem.

Lembrança

A manifestação do deputado do PV foi feita em rede social com imagens de ruas e avenidas alagadas.

As declarações de Adriano Sarney fazem lembrar que o PDT comanda a Prefeitura de São Luís desde a década de 80 com a eleição de Jackson Lago.

Outros nomes pedetistas como Tadeu Palácio e o atual prefeito, Edivaldo Júnior, acabam sendo lembrados também como parte desses longos anos de poder na capital maranhense.

Filiação

O ex-deputado estadual Jota Pinto anunciou, ontem, que deixará o Patriotas para se filiar ao PDT e pela legenda disputar a Prefeitura de São José de Ribamar.

Ele está indo para os quadros pedetistas a convite do presidente estadual da legenda, senador Weverton Rocha, e do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior.

Jota Pinto deverá assumir o comando municipal do PDT em São José de Ribamar e assim comandar sua candidatura no município.

Guerra

Existe uma guerra praticamente declarada entre membros da base governista na Assembleia Legislativa.

Desde ontem, mensagem com uma lista de nomes de assessores de deputados estaduais vem circulando nas redes sociais mostrando os valores dos vencimentos de cada membro do gabinete.

Os nomes dos deputados que apareceram primeiro foram Yglésio Moyses (sem partido) e Duarte Júnior (PCdoB). Eles dois são vistos como adversários no Legislativo.

De olho

53 mil requerimentos para benefícios no INSS aguardam análise no Maranhão.

Reforços

O superintendente do INSS no Maranhão, Cayus Matias, afirmou que ainda aguarda no estado mais de 53 mil requerimentos com pedidos para liberação de benefícios do órgão.

O gestor acredita que a iniciativa do Governo Federal de chamar militares da reserva para trabalhar nos postos do INSS deverá reduzir esta demanda.

Cayus Matias ainda não tem a quantidade necessária de reforço que o INSS do Maranhão precisará para reduzir a demanda.

E mais

- Ainda vem causando polêmica a programação do Carnaval de 2020 promovido pelo Governo do Estado.

- Atrações como o roqueiro Dino Ouro Preto ainda provoca crítica nas redes sociais e rende reclamação ao governador Flávio Dino.

- Na lista dos nomes nacionais que se apresentarão em São Luís durante o período momesco estão Cidade Negra (reggae), Mano Walter e Saia Rodada (forró).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.