Após polêmica

Presidente Bolsonaro exonera Roberto Alvim da Secretaria de Cultura

Em vídeo para divulgar concurso de arte, Roberto Alvim usou frases semelhantes às de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda nazista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Discurso recebeu duras críticas
Discurso recebeu duras críticas (Roberto Alvim)

BRASÍLIA- O presidente Jair Bolsonaro anunciou no início da tarde de hoje (17), a exoneração do secretário nacional da Cultura, Roberto Alvim, que fez um discurso no qual usou frases semelhantes às usadas por Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler durante o governo nazista. Goebbels era antissemita radical e foi um dos idealizadores do nazismo.

Assim como o discurso de Joseph Goebbels em meados do século XX que a "arte alemã da próxima década será heroica” e “imperativa”, Alvim afirmou que a “arte brasileira da próxima década será heroica” e “imperativa”. (Compare os discursos abaixo).

Em nota, Bolsonaro afirmou que a permanência de Roberto Alvim no governo ficou "insustentável", após a declaração.

"Comunico o desligamento de Roberto Alvim da Secretaria de Cultura do Governo. Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência", afirmou Bolsonaro.

O presidente ressaltou que repudia ideologias "totalitárias e genocidas".

"Reitero nosso repúdio às ideologias totalitárias e genocidas, bem como qualquer tipo de ilação às mesmas.Manifestamos também nosso total e irrestrito apoio à comunidade judaica, da qual somos amigos e compartilhamos valores em comum", completou o presidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.