Turismo

Pesquisadores realizam inventário de oferta turística em Mirinzal e Guimarães

O inventário turístico tem por característica descrever o potencial de uma localidade ou território, por meio do levantamento de dados sobre os atrativos turísticos, infraestrutura, serviços e equipamentos urbanos e turísticos

Com informações da assessoria da UFMA

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Grupo de pesquisadores durante a visita aos municípios
Grupo de pesquisadores durante a visita aos municípios (pesquisadores ufma)

SÃO LUÍS Membros do grupo de pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio” da Universidade Federal do Maranhão estão nas cidades de Mirinzal e Guimarães realizando o inventário da oferta turística e também cursos livres nesses municípios, que compõem o polo Floresta dos Guarás. A equipe encerrou a pesquisa in loco, na última quinta-feira

A pesquisa conta com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo de Mirinzal, do Sebrae Maranhão e da Secretaria de Cultura de Guimarães. Os cursos ofertados foram nas áreas de eventos e manipulação de alimentos. Ao todo, foram mais de cinquenta pessoas capacitadas nesses municípios.

Para os estudantes Hudson Bianckinni e Bruno Souza, do projeto de ensino - TURISMO: do aprender ao ensinar, que realizaram as oficinas, todo esse trabalho é um esforço coletivo de contribuir para que os municípios tenham um documento que sirva de base para o desenvolvimento do turismo local.

Informações

O inventário turístico tem por característica descrever o potencial de uma localidade ou território, por meio do levantamento de dados sobre os atrativos turísticos, infraestrutura, serviços e equipamentos urbanos e turísticos. Ele é mais um instrumento de análise de informações sobre as localidades, a fim de realizar novos projetos, planejamentos e gestão das atividades turísticas desenvolvidas pelos municípios.

O inventário também serve de orientação para a elaboração do planejamento turístico, assim, ao realizá-lo, devem-se descrever os atrativos, seu estado de conservação, entre outros fatores, tendo por objetivo registrar os serviços, os equipamentos turísticos e sua infraestrutura, servindo de base de apoio para o planejamento e a gestão da atividade turística em uma localidade.

Onze pesquisadores, entre docentes e discentes, estão entrevistando moradores, gestores públicos e privados, a fim de inventariar os principais atrativos e produtos turísticos locais. “Essa parceria com os municípios é fundamental para envolver a UFMA com a sociedade, pois o papel da Universidade é contribuir com o conhecimento, em prol das necessidades locais. O inventário da oferta turística detalhará o levantamento, a identificação e o registro dos atrativos, dos serviços e dos equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao segmento, além de servir como instrumento solidificador das informações para fins de planejamento, gestão e monitoramento da atividade turística”, explicou o coordenador do grupo de pesquisa, Saulo Santos.

Para os estudantes, é fundamental analisar, in loco, a realidade do Maranhão como território turístico e poder contribuir para o desenvolvimento da atividade no estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.