Previdência

MA: mais de 53 mil benefícios aguardando parecer do INSS

Gerente executivo do INSS no estado, Cayus Matias, acredita que contratação de militares pelo Governo Federal, apresentada pelo presidente Bolsonaro esta semana, irá reduzir tempo de espera

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Cayus Matias acredita que medida do Governo Federal vai reduzir demandas no Maranhão
Cayus Matias acredita que medida do Governo Federal vai reduzir demandas no Maranhão (Cayus Matias)

Nesta semana o Governo Federal anunciou que pretende contratar temporariamente cerca de 7 mil militares da reserva para reforçar o atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em dezembro de 2019 foram registrados mais de 2 milhões no estoque de requerimentos (quando a concessão do benefício ultrapassa 45 dias). No Maranhão o número é superior a 53 mil benefícios.

O número de requerimentos de aposentadorias, pensões, auxílios da Previdência Social e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Brasil saltou de cerca de 715 mil por mês no início de 2018 para 988 mil mensais atualmente.

O gerente executivo do INSS no Maranhão, Cayus Matias, vê com bons olhos a contratação dos militares. “Nos últimos anos a democratização dos canais de solicitação foi uma medida que facilitou a vida da população. Contudo, o aumento da demanda nos fez chegar a um estágio em que é imprescindível uma ajuda externa”.

Segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, a medida do governo federal tem como meta zerar o estoque de processos acumulados até o fim de setembro. Os militares devem ser locados em serviços de atendimento para que funcionários do INSS sejam remanejados para reforçar a análise dos processos. O Maranhão conta com cerca de 400 funcionários. Destes, 100 estão responsáveis por prestar atendimento presencial.

Transformação

Cayus Matias afirmou que o processo de transformação digital do INSS, implantado em 2019, facilitou o acesso ao requerimento do benefício pela população e deixou o processo mais célere.
“O sistema é hoje 100% digital e a solicitação de benefícios só pode ser feita via canais remotos. O beneficiário faz o requerimento e aguarda a resposta. A variedade dos canais de entrada facilitou a vida da população, mas impulsionou o crescimento interno da demanda”, explicou.

O gerente comentou que o sistema antigo criava uma falsa impressão de celeridade. “A pessoa precisava fazer um agendamento para poder apresentar a documentação. A visita, em algumas situações, levava meses. Apesar do processo ser iniciado com o agendamento, o segurado acreditava que ele começava apenas com a visita”, explicou.

Para Cayus, mesmo com a perda da capacidade operacional nos últimos anos devido ao número de aposentadorias, uma série de mudanças implantadas nos últimos anos garantiu mais efetividade ao sistema. “Antigamente a distribuição das demandas era desigual. Existiam lugares que recebiam mais e outros menos solicitações de benefícios. De 2019 para cá avaliação dos pedidos é universal. Ou seja: um servidor do Maranhão analisa pedidos do Brasil inteiro. Isso melhorou muito a capacidade operacional do INSS”.

O gerente acredita que a colocação de força máxima dos servidores do INSS na análise de requerimentos não irá solucionar definitivamente os problemas, mas é uma medida bem-vinda. “A ajuda dos militares no atendimento irá colocar todo mundo que tem qualificação e hoje faz atendimento na análise, o que é um avanço. Servidor da casa tem que fazer análise de direito, não tarefas menores. No entanto, sou cético em relação a soluções definitivas porque o INSS é um processo, não uma ação. Dessa forma, temos que sempre procurar melhorar de alguma forma”, concluiu.

Mais

Beneficiários

Atualmente cerca 16,2% da população maranhense recebe algum tipo de benefício do INSS. Em números absolutos são 1.109.869 beneficiários que custam mais de R$ 20 bilhões aos cofres da União por ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.