Violência

Homicídios caem 21,4% de janeiro a setembro de 2019, afirma Justiça

8.267 pessoas deixaram de ser mortas a partir de medidas tomadas contra o crime organizado e de combate à corrupção, segundo o Ministério da Justiça

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Dados confirmam a tendência de queda dos índices criminais em todo o país
Dados confirmam a tendência de queda dos índices criminais em todo o país (Divulgação)

BRASÍLIA - O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou ontem,16, que o país registrou queda de 21,4% nos homicídios nos primeiros nove meses de 2019, em comparação com o igual período de 2018. No mesmo período, também houve queda em outros índices de criminalidade, como ocorrências envolvendo estupro (6,4%), roubo a banco (38,4%), latrocínio (22,2%), roubo de cargas (23,3%) e roubo de veículos (26,4%).

Na avaliação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, os dados confirmam a tendência de queda dos índices criminais em todo o país durante os primeiros meses do governo. Segundo o ministro, 8.267 pessoas deixaram de ser mortas a partir de medidas tomadas contra o crime organizado e de combate à corrupção.

"Uma queda de mais de 20% é um número que tem que ser comemorado. É claro que os números remanescentes ainda são muitos altos, e o governo federal vai trabalhar para diminuí-los", disse Moro.

Antra

Segundo dados oficiais da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) divulgados no site da entidade, o número de homicídios de pessoas transexuais caíram 24,5 % no ano de 2019, em relação a 2018.

Os números são divulgados todo ano no Dia Nacional da Visibilidade Trans. Os gráficos levam em conta mortes que não aparecem na mídia, ou seja relatos de ONGs e associações, até mesmo de pessoas físicas, assinala o site ObservatórioG.

A queda de assassinatos e crimes em geral no país impressiona. Em 2019, a pasta comandada por Sergio Moro obteve grande avanço no combate à criminalidade.

Plataforma eletrônica

As informações sobre os índices de criminalidade estão disponíveis na plataforma eletrônica Sinesp, no site do Ministério da Justiça. A partir de hoje, as ocorrências de homicídios registradas em todos os municípios do país serão inseridas no sistema e poderão ser consultadas. Até o momento, os dados referem-se ao período entre janeiro de 2018 e setembro de 2019.

Bens de traficantes

O Ministro da Justiça, Sergio Moro comemora números extraordinários com a venda de bens de traficantes durante sua gestão na Segurança Pública.

Através das redes sociais, o ex-juiz da Operação Lava Jato comemorou por ter dobrado a arrecadação em 2019 do Fundo Antidrogas. Segundo o Ministro o objetivo é multiplicar por 5 estes valores.

Moro também ressaltou que “os valores arrecadados são utilizados em políticas de repressão e prevenção ao tráfico e uso de drogas e para o atendimento ao dependente químico.”

De acordo com Moro, “os resultados ainda são inferiores a todo o potencial”. O ministro afirma que a Lei nº 13.886/2019 permitirá que a arrecadação anual seja multiplicada por 5 até 2022.

A lei em questão estabelece que “qualquer bem de valor econômico, apreendido ou sequestrado em decorrência do tráfico de drogas de abuso ou de qualquer forma utilizado em atividades ilícitas de produção ou comercialização de drogas abusivas ou, ainda, que haja sido adquirido com recursos provenientes do referido tráfico e perdido em favor da União” constitui recurso da Funad..

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.