Eleições 2022

Em recado para Dino, Lula diz que esquerda não se elege sem o PT

O petista chegou a admitir um possível apoio do seu partido ao comunista maranhense, mas deixou claro que o PT é um partido maior que o PCdoB

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Ex-presidente Lula, em entrevista à Rede TVT, falou sobre o apoio do PT ao PCdoB com Dino em 2022
Ex-presidente Lula, em entrevista à Rede TVT, falou sobre o apoio do PT ao PCdoB com Dino em 2022 (Lula)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou na quarta-feira, 15, durante entrevista ao vivo à Rede TVT, uma espécie de recado ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).
O petista disse que admite um apoio do seu partido ao comunista maranhense, caso ele seja candidato a presidente da República em 2022. Mas deixou claro que sua eleição só seria possível justamente com o apoio do PT.

“É muito difícil você imaginar eleger alguém de esquerda sem o PT”, declarou, ao responder se era possível eleger alguém do PCdoB no Brasil de hoje.

A constatação do ex-presidente Lula é uma espécie de alerta a Dino que, nas últimas semanas, ganhou destaque no noticiário político nacional por seu encontro com o apresentador Luciano Huck - outro pretenso candidato a presidente -, que teria sido intermediado pelo também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Em entrevista a O Globo, Dino foi questionado sobre esse encontro, e explicou por que decidiu buscar diálogo com atores fora do campo da esquerda.

“É claro que ele [Luciano Huck] se situa em outro campo político. Não é um quadro, uma liderança, que busca se construir na esquerda. Mas o fato de ele não integrar a esquerda não significa que não devemos dialogar. […] Eu prefiro o Luciano Huck conversando comigo do que conversando com o Bolsonaro”, disse o governador.

Apoio
Ainda na entrevista à Rede TVT, Lula justificou por que admite que o PT apoie o governador maranhense numa eventual candidatura em 2022.

Segundo ele, o PCdoB já o apoiou quatro vezes e não haveria problema em se apoiar um comunista desta vez.

“Admito [apoiar Flávio Dino para presidente], como não? O PCdoB já me apoiou quatro vezes. Sabe, eu não vejo por quê. O problema, a dificuldade que se tem de responder uma pergunta dessas, e eu não tenho mais, é que se você tiver um jornalista em um jornal qualquer que vá assistir o programa, vai dizer: ‘Lula vai apoiar Flávio Dino’”, declarou.

O ex-presidente ressaltou a defesa que Dino fez quando ele estava preso em Curitiba, em virtude de condenação no processo ao qual ainda responde no âmbito da operação Lava Jato, da Polícia Federal.
“Eu gosto do Flávio Dino, acho ele uma figura competente, um companheiro da maior lealdade comigo durante todos os meus processos. Então, eu tenho por ele um apreço extraordinário. Agora veja, o PT é um partido muito grande comparado ao PCdoB“, afirmou o ex-presidente Lula.

Deputado defendeu
comunista vice do PT

Em meio ao debate sobre o encontro de Flávio Dino (PCdoB) com Luciano Huck, o deputado federal Paulo Teixeira, do PT de São Paulo, contestou a informação de que o governador maranhense poderia vir a ser vice numa chapa com o apresentador da TV Globo na disputa pela presidência em 2022.

Segundo o petista - que é um dos vice-presidentes da legenda e pré-candidato a prefeito da capital paulista -, o comunista maranhense será candidato a vice, sim, mas de Lula ou de Fernando Haddad.
“Ou com Lula, ou com Haddad, Flávio Dino estará na nossa chapa nas próximas eleições presidenciais”, escreveu, no Twitter.
Na entrevista que concedeu a O Globo, Dino comentou a reação.

“Um gesto simpático, de respeito, amizade, até por causa da história de aliança que temos com o PT desde 1989, desde a primeira candidatura de Lula. É normal que o nosso candidato preferencial seja o PT, assim como outros partidos de esquerda como o PSB, o PDT. Defendo uma frente orgânica, uma reorganização da esquerda, e é claro que só é possível imaginar isso com o PT, jamais contra o PT, mas sem que haja uma imposição de liderança A ou B ou de partido A ou B”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.