Editorial

Chuva e o trânsito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Atenção dobrada no trânsito! O risco de acidentes aumenta com a pista molhada. A aquaplanagem, que é nada mais é do que a falta de aderência dos pneus no asfalto por causa da água acumulada em poças na via, é responsável por derrapagens, que podem culminar em acidentes graves. Com a chegada do período chuvoso, a possibilidade de acidentes aumenta.

A maioria dos condutores está acostumada a trafegar em pista seca e quando as fortes chuvas atingem São Luís, deve redobrar a atenção e ser mais prudente para não ser vítima de sinistros, principalmente nas avenidas de grande circulação de veículos.

Com uma frota superior a 1,5 milhão de veículos em todo o estado, o Maranhão computa mais de 27 mil acidentes de trânsito ao ano, deixando pelo menos 21 mil pessoas em estado de invalidez permanente e causando 1.600 mortes, muitos deles acontecem durante o período chuvoso, quando um pequeno descuido ao volante ou aumento na velocidade, pode causar uma tragédia.

No período de cinco anos, o estado teve o segundo maior aumento no número de acidentes no trânsito, no país, conforme levantamento feito por O Estado, em junho de 2017, com dados apresentados pelo Ministério da Saúde. O ano passado, o Maranhão liderava o ranking de mortes em acidentes de trânsito em estradas federais.

A imprudência sempre é apontada como um dos principais, senão o maior, motivo da maior parte dos acidentes. No período chuvoso, com a pista molhada e sem aderência, a maior causa de acidentes é a falta de respeito às leis de trânsito. Os motoristas não obedecem a distância recomendada pela legislação sobre o carro da frente e consequentemente podem causar acidentes, geralmente com vítimas, em caso da necessidade de frenagem rápida.

Para garantir um trânsito mais seguro no período chuvoso, o motorista deve ficar atento a alguns cuidados básicos, como verificar pneus e limpadores de parabrisa, não esquecer de ligar as lanternas e os faróis baixos para facilitar ser visto por outros condutores em caso de chuvas torrenciais, manter a distância segura do carro da frente, evitar frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência, ao perceber o acúmulo de água na pista diminuir a velocidade, ao passar em um trecho alagado, verificar a altura da água. Até a metade da roda, o condutor tem condições de dirigir, acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas, então o melhor é ter calma e esperar o nível d’água baixar.

A ultrapassagem perigosa pode ser considerada uma das maiores causas de acidentes no trânsito, quando se trata de imprudência praticada pelos motoristas. Com chuva, esse tipo de ação pode ser mais perigosa ainda. Com uma visibilidade menor e mais dificuldade em se frear o carro, tais ações podem fazer com que os riscos aumentem, devendo ser evitadas ao máximo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.