Crítica

Adriano Sarney critica os "30 anos do PDT" em São Luís

Deputado estadual do PV utilizou imagens de ruas e avenidas que ficaram alagadas na última terça-feira após as fortes chuvas que caíram na capital, e lembrou do longo período de gestões do PDT nas últimas três décadas

Ronaldo Rocha da editoria de Política

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Adriano Sarney lembrou que o PDT comanda a capital há três décadas
Adriano Sarney lembrou que o PDT comanda a capital há três décadas (Chuvas)

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) utilizou o seu perfil em rede social para fazer uma crítica à gestão do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) em decorrência dos alagamentos registrados na última terça-feira em São Luís, provocados pelas fortes chuvas que caíram na cidade.

O parlamentar aproveitou o episódio para fazer uma referência à recorrência deste tipo de problema no período chuvoso na capital, por causa da precariedade na infraestrutura da malha viária da cidade. Ele alertou a população para os transtornos e lembrou do longo domínio do PDT nas gestões municipais de São Luís.

“O resultado de 30 anos do PDT em São Luís. O #tbt de hoje [ontem] é sobre algo que alertei e combati na época das chuvas no ano passado, em março. Vamos mudar essa realidade”, escreveu, em seu perfil no instagram, como legenda de uma foto que mostrava alagamento na Avenida Guajajaras.

“Todos os anos a mesma coisa. PCdoB + PDT = 30 anos de descaso”, completou o parlamentar, ao também fazer referência ao exercício do mandato do governador Flávio Dino (PCdoB) no Executivo Estadual. Dino atuou em parceria com a Prefeitura de São Luís no programa que foi esvaziado em 2018 - logo após as eleições -, denominado de “Mais Asfalto”, que além da pavimentação, tinha como um dos objetivos a realização de serviços específicos como drenagem profunda e a drenagem superficial de ruas e avenidas, além da desobstrução de galerias, que deve ser feito regularmente pelo Poder Público.

30 anos
Ao falar em “30 anos do PDT”, Adriano Sarney, na verdade, faz uma referência ao levantamento histórico de prefeitos eleitos na capital desde o fim dos anos de 1980.

Em 1989, por exemplo, o médico, militante político e ex-governador do estado, Jackson Lago, foi o primeiro a se eleger pelo partido. Ele exerceu o primeiro mandato até 1992.

Jackson voltou ao comando do Palácio La Ravardière, sede administrativa da Prefeitura de São Luís em 1997, depois da gestão Conceição Andrade. O pedetista concluiu o mandato em 2000 e iniciou o seu terceiro mandato à frente da Prefeitura em 2001, após ter sido reeleito.

Ficou no comando da máquina pública até abril de 2002, quando se afastou do cargo para disputar a eleição majoritária estadual. Outro pedetista, Tadeu Palácio, até então vice-prefeito, assumiu o comando do município e concluiu o mandato em 2004.

Tadeu foi reeleito em 2005 e ficou no posto até 2008. Naquele ano, o hoje governador Flávio Dino disputou a eleição, mas acabou derrotado pelo ex-senador João Castelo (PSDB). Castelo exerceu mandato de 2009 até o ano de 2012.

O tucano tentou a reeleição em 2012, mas foi derrotado por Edivaldo Holanda Júnior, na ocasião apoiado por Flávio Dino.
Edivaldo exerceu o primeiro mandato de 2013 até 2016, quando disputou novo pleito e foi reeleito para o cargo. O pedetista [que antes pertencia ao PTC], obteve o direito de exercer o segundo mandato de 2017 até 2020. Ele conclui a sua gestão no Executivo Municipal no mês de dezembro deste ano.

O resultado de 30 anos do PDT em São Luís [alagamentos em ruas e avenidas]"Adriano Sarney, deputado estadual do PV

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.