Petróleo e gás

Petrobras vai perfurar 2 poços em busca de óleo e gás em Barreirinhas

Cronograma prevê primeira campanha com início em dezembro, para perfuração do poço Guajuru no BAR-M-175, e término em junho de 2021

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Poços programados para serem perfurados pela Petrobras na bacia marítima de Barreirinhas
Poços programados para serem perfurados pela Petrobras na bacia marítima de Barreirinhas

A Petrobras planeja perfurar dois poços nas concessões BM-BAR-3 e BM-BAR-5 (bloco BAR-M-175), na Bacia de Barreirinhas (marítima), entre este ano e o final de 2022. Na segunda-feira, 13, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que recebeu da petroleira o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do projeto.

O cronograma das atividades prevê uma primeira campanha com início em dezembro, para perfuração do poço Guajuru no BAR-M-175, e término em junho de 2021. Entre maio e setembro do ano seguinte, a Petrobras pretende perfurar o Guajuru W, no BM-BAR-3, e, posteriormente, realizar um teste de formação com duração de 45 dias.

Os poços Guajuru W e Guajuru estão localizados, respectivamente, a distâncias mínimas da costa de 146,28 km e 146,53 km, em relação ao município Humberto de Campos, no Maranhão, em lâminas d’água de 2,442 mil m (Guajuru W) e 2,476 mil m (Guajuru).

Eles serão perfurados com o navio-sonda ODN II (NS-42), da Ocyan. Além disso, está prevista a utilização de quatro embarcações de apoio durante as atividades de perfuração.

Em todas as etapas do projeto serão utilizadas embarcações de apoio que se deslocarão cerca de 10 vezes ao mês entre os Portos de Itaqui (MA) ou Terminal Pesqueiro de Porto Grande (MA) e o navio-sonda para abastecimento, retirada de resíduos, transporte de insumos e peças, além de produtos e equipamentos para combate à emergência.

Também estão previstos 20 voos semanais de aeronaves entre a unidade de perfuração e o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado (MA), para o embarque e desembarque dos trabalhadores.

As concessões BM-BAR-3 e BM-BAR-5 foram adquiridas, respectivamente, na 4ª e 6ª rodadas de concessões da ANP. Eles são operados pela Petrobras com 60% de participação, em sociedade com a BP Energy (40%). Ambos estão com seus períodos exploratórios suspensos pela ANP, enquanto aguardam a emissão de licença pelo Ibama.

Números

10

Vezes ao mês embarcações de apoio que se deslocarão entre os Portos de Itaqui ou Terminal Pesqueiro de Porto Grande e o navio-sonda

20

Voos semanais de aeronaves estão previstos entre a unidade de perfuração e o Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado

2

Poços nas concessões BM-BAR-3 e BM-BAR-5 (bloco BAR-M-175), na Bacia de Barreirinhas, serão perfurados entre este ano e 2022

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.