COLUNA

Não é governista?

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Mais um pré-candidato a prefeito foi definido em São Luís. O ex-juiz federal Carlos Madeira anunciou ontem sua filiação ao Solidariedade, comandado pelo secretário de Estado Simplício Araújo, e anunciou que disputará a Prefeitura da capital. Segundo ele, sua futura candidatura é um “levantamento cívico em prol de uma cidade”.
Mas mais do que afirmar o que já vinha sendo especulado há, pelo menos, seis meses, o agora ex-magistrado deixou claro que ele não será um candidato do governo. Ou seja, ou é de oposição ou será um candidato “independente”.
O único questionamento a ser feito é: como ser candidato de um partido governista e não ser candidato do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB)?
Por enquanto, a resposta ainda não foi dada a contento pelo presidente do Solidariedade, o governista Simplício Araújo. Ele, na verdade, durante a entrevista coletiva em que foi feito o anúncio da filiação de Madeira, garantiu espaço para o ex-juiz federal entrar na disputa majoritária na capital maranhense.
Resta saber se Simplício Araújo manterá a postura de ter um candidato independente do grupo político ao qual faz parte ou se convencerá o seu aliado a aderir ao Palácio dos Leões ou se retirará o Solidariedade da base dinista.

Contradição
E pelo movimento feito por Carlos Madeira, pouco tempo após sua filiação ao Solidariedade, demonstra que o caminho que ele seguirá será mais um da lista dos governistas tentando ser prefeito de São Luís.
Como se fosse “tomar a bênção”, Madeira foi ao Palácio dos Leões visitar o governador Flávio Dino ao lado de Simplício Araújo.
Ou seja, o Solidariedade talvez não garanta a independência total prometida ao ex-juiz e a sua pré-candidatura a prefeito seja mais atrelada do que nunca ao governo.

É aliado sim
Ainda sobre a pré-candidatura do ex-juiz Carlos Madeira, aliados do governador Flávio Dino já incluiram o novo filiado do Solidariedade na lista dos candidatos governistas.
Para os palacianos, o grupo dinista não tem um candidato e sim candidatos. Esta é a opinião de, por exemplo, do deputado federal e presidente do PCdoB, Márcio Jerry.
“O governo não tem nenhum pré-candidato; o grupo liderado pelo governador Flávio Dino tem vários pré-candidatos”, disse o comunista, desconsiderando a declaração de Madeira sobre não ser pré-candidato do governo.

Já tem vice
E para compor chapa com o ex-magistrado, o Solidariedade até iniciou conversas com o deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB), que indicaria a sua namorada, Karen Barros, para ser vice de Madeira.
Foi o que disse Simplício Araújo que revelou a alternativa caso Duarte Júnior não consiga concretizar sua candidatura a prefeito de São Luís.
Barros, ainda segundo Simplício, se filiaria a outro partido da base governista e assim faria a composição com Carlos Madeira para o pleito de outubro.

Contestação
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu nota à coluna para contestar os dados apresentados pelo jornal O Globo na edição da terça-feira, 14.
Segundo a SES, não houve fechamento de unidades de saúde no Maranhão. De acordo com a secretaria, os serviços foram expandidos no estado.
A SES usa dados do relatório do Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), disponível do DataSus.

Fecharam
Ainda de acordo com a secretaria, o que aconteceu, na verdade, é que houve incorporação de dois Centros de Medicina Especializada ao hospital Macro Regional de Imperatriz.
A UPA de Chapadinha voltou a ser comandada pela Prefeitura e o Centro Integrado de Assistência Médica Social e Saúde está a cargo da Polícia Militar.
Apesar de contestar os dados da reportagem de O Globo, a SES acaba deixando claro que houve encerramento de atividades em unidades de saúde comandada pelo Governo Estadual.

Equivocada
Mesmo afirmando que atividades em centros de medicina foram transferidas para outros locais, a SES diz que os dados da reportagem de O Globo não são compatíveis com os disponíveis pelo CNES/DataSus.
A Secretaria diz ainda que aguarda resposta do matutino para explicar sobre a metodologia que analisou - segundo a SES, de maneira equivocada - as informações contidas no sistema.
O jornal O Globo garantiu que os dados de todos os estados apresentados na reportagem tem como fonte o Ministério da Saúde.

DE OLHO
14,1% é o total de unidades de saúde que fecharam as portas no Maranhão de acordo com reportagem do jornal O Globo. Em números, teriam sido encerradas atividades em 17 unidades, de janeiro a novembro de 2019.

E MAIS
• O prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), reuniu, ontem, seu secretariado para traçar as metas de sua gestão para 2020.

• O gestor falou dos investimentos que estão previstos e a execução de programas como o São Luís em Obras.

• O que o pedetista não comentou foi sobre sua sucessão. Apesar de ser político, Edivaldo Júnior evita misturar no dia a dia sua posição como gestor, membro do PDT de Weverton Rocha e aliado de Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.