Ao lado de Simplício

Ex-juiz filia-se ao SD, mas diz que não é pré-candidato do governo

Carlos Madeira disse que disputará a Prefeitura de São Luís este ano e presidente do Solidariedade, Simplício Araújo, garante espaço para candidatura

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
O ex-juiz federal Carlos Madeira, que se aposentou esta semana, será candidato do SD a prefeito de SL
O ex-juiz federal Carlos Madeira, que se aposentou esta semana, será candidato do SD a prefeito de SL (José Carlos Madeira)

O juiz federal aposentado José Carlos do Vale Madeira confirmou ontem, durante entrevista coletiva, sua filiação ao Solidariedade e sua pré-candidatura a prefeito de São Luís.

Ao lado do presidente estadual da sigla, o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, ele disse que espera comandar “um levante cívico” em favor da capital maranhense e traçou um panorama de como deve se posicionar durante o debate pré-eleitoral.

O magistrado aposentado afirmou que está preparado para discutir a gestão da cidade e acrescentou que não teme que o seu discurso possa desagradar a qualquer grupo político.

“Não serei um candidato de oposição ao Governo do Estado, porque o que está em disputa é a eleição municipal, mas não ficarei em cima do muro, porque quem fica em cima do muro apanha dos dois lados.

Então, eu tenho posição: a minha posição é em favor da gestão. Se para fazer gestão tiver que mostrar pontos que eventualmente possam atingir A ou B, na perspectiva do debate, isso será posto, eu não terei medo”, declarou.

E reforçou: “Se para fazer gestão significa desconstituir discursos que estão montados que possam eventualmente contrariar A ou B isso será feito. Eu coloco minha cara, nesse contexto, na vitrine”.
Ele ressaltou que, embora agora filiado a um partido comandado no estado por um auxiliar do governador Flávio Dino (PCdoB), isso não significa atrelamento ao Palácio dos Leões.

“Eu estou acreditando, firmemente, que ele [Simplício Araújo], independentemente de ser secretário de Estado, tenha o comando do partido para não permitir que o partido, eventualmente, deixe de entregar a legenda para que nós possamos ser candidatos. Embora eu tenha um imenso respeito pelo governador Flávio Dino, não me sinto dentro deste arco do governador. E não poderia fazê-lo. O governador Flávio Dino, pelo que eu tenho lido nos jornais, tem um candidato que é do seu partido, o PCdoB”, completou.

Maratona
Ainda pouco conhecido do eleitorado ludovicense, mas tendo sido incluído em praticamente todas as pesquisas eleitorais realizadas na cidade até o fim do ano passado, Madeira diz que está pronto para fazer uma “corrida de recuperação”, admitindo saber que está “no pelotão de trás da disputa”.

“Estou no pelotão de trás desta disputa, uma disputa que reúne deputado federal, deputado estadual, gente com recall acumulado, vários mandatos na vida pública e exposição popular contínua. Mas estou pronto a fazer o que os nigerianos aprenderam nas maratonas: uma corrida de recuperação”, destacou.

Ele também descartou, no momento, abrir mão do projeto para aderir a alguma outra pré-candidatura já posta. “Estou me propondo a ser protagonista do processo. Nosso projeto tem um cabeça de chapa, Carlos Madeira, quem vier somar tem que está com esse olhar”, concluiu.

Simplício Araújo garante
controle do partido

Presente à coletiva, o presidente estadual do Solidariedade e secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, garantiu que Carlos Madeira terá total autonomia para comandar a legenda em São Luís.

Segundo ele, não há perspectiva de interferência do governador Flávio Dino (PCdoB) nesse caso, embora alguns aliados do comunista possam ter suas preferências pessoais. “É natural que aliados, pessoas que estão no entorno do governador Flávio Dino, possam ter suas preferências de querer conduzir a política de alguma forma. No entanto, eu acredito que ninguém pode ser prepotente, arrogante, e não combinar com o povo”, disse.
Segundo ele, a escolha de Madeira ocorreu após conversas com diversos outros nomes da política local. Para Simplício, o juiz federal aposentado, representa “a melhor proposta para São Luís”.

“Nós temos a independência e precisamos contribuir para o crescimento do partido. Então, para que o partido tenha o devido protagonismo, nós dialogamos com diversas pessoas e procuramos escolher a melhor proposta para São Luís que é essa da pré-candidatura do doutor Carlos Madeira. Coloco isso com a segurança de que essa pré-candidatura haverá de ir até o final. E, a partir de hoje, a autonomia é total do doutor Carlos Madeira sobre o diretório de São Luís”, asseverou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.