Eleições 2020

DEM quer liderança na chapa majoritária em aliança com PDT em SL

Presidente do DEM no Maranhão, Juscelino Filho, não abre mão de protagonismo de seu partido em chapa majoritária; Neto Evangelista deve ter pedetista como vice

Thiago Bastos / Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Juscelino Filho e ACM Neto se reuniram com Weverton Rocha para tentar fechar acordo
Juscelino Filho e ACM Neto se reuniram com Weverton Rocha para tentar fechar acordo (Juscelino Filho Weverton Rocha)

O Democratas (DEM), em possível aliança em construção com o PDT na capital maranhense, quer a liderança da chapa para a candidatura. Para isso, o partido deverá se reunir novamente, nos próximos dias, com pedetistas para tentar formalizar o lançamento do deputado estadual Neto Evangelista (DEM) como nome para a disputa à Prefeitura de São Luís.

O acordo, inclusive, teria sido chancelado informalmente pelo senador e liderança importante do PDT, Weverton Rocha que prefere, por enquanto, não exteriorizar o fato, para não se indispor com a base do PCdoB, que deve lançar projeto próprio de candidatura na capital.

O senador conduz o assunto com cuidados, já que - além do apoio do DEM - quer costurar com o PCdoB acordo para a sua meta de se lançar candidato ao governo maranhense em 2022.

Silêncio

Sobre a parceria com o DEM, Weverton Rocha - quando questionado por O Estado sobre de que forma essa aliança prejudicaria a intenção do partido em indicar o nome do presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores de São Luís, Osmar Filho (PDT) - preferiu não se manifestar.

Ciente das consequências futuras de uma possível oficialização de acordo com o DEM, Weverton Rocha se reuniu na terça-feira, 14, com o governador do Maranhão (PCdoB), Flávio Dino. A agenda, articulada pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB), oficialmente teve como objetivo discutir “demandas para municípios maranhenses”. No entanto, assuntos de ordem política foram tratados.

Desejo

Ainda sobre aliança com o PDT, a O Estado, o presidente estadual do DEM no Maranhão, Juscelino Filho, ratificou o desejo da sigla de lançar o nome de Neto Evangelista. “Nosso candidato é o Neto [Evangelista]”, afirmou.

O dirigente aproveitou a visita de membros da bancada maranhense à sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na terça-feira, 14, para reforçar o desejo dos democratas em um nome próprio.

Sobre a possibilidade de subir no palanque com o PDT, Juscelino Filho não descarta apoios. Para ele, quanto mais legendas apoiarem o projeto, melhor serão as chances de êxito nas eleições. “Pelo contrário, o possível apoio do PDT fortalece o projeto”, disse.

Atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Assembleia Legislativa do Maranhão (AL), Neto Evangelista é visto como bom nome pelo DEM.

A aliança DEM/PDT em São Luís foi confirmada pelo jornal O Estado de São Paulo em sua versão digital de terça-feira, 14. No entanto, essa possibilidade vinha sendo especulada há vários meses. O acordo somente não foi chancelado antes, pois havia uma estratégia de aliados do Governo do Maranhão para pulverizar candidaturas na capital.

Oficialmente, apesar do acordo DEM e PDT, Osmar Filho ainda mantém o discurso de pré-candidatura na capital maranhense.

Mais

Conversas iniciaram-se em 2019

Em outubro do ano passado, em reunião convocada por Weverton Rocha, o deputado estadual Neto Evangelista acompanhado por outros dirigentes do DEM haviam encaminhado acordo para aliança em 2020. Na ocasião, pesquisa Escutec apontava que o deputado estadual era o nome mais bem cotado da base de apoio governamental na disputa pela Prefeitura.

PSL inicia conversas com Democratas para 2020

Além do PDT, o DEM - que visa angariar o máximo possível de apoios para a eleição majoritária na capital maranhense - iniciou conversas para tentar incluir o PSL (ex-partido do presidente da República, Jair Bolsonaro), na sua base de alianças. As conversas começaram oficialmente na semana passada e, de acordo com pessoas próximas, ainda estão em estágio inicial.

Sentaram-se para tentar costurar o acordo membros do DEM e o presidente regional do PSL no estado, vereador de São Luís Chico Carvalho.

Enquanto o DEM busca fortalecer-se para o pleito, o PSL - sem o trunfo bolsonarista para atrair novos filiados - tem como opção de candidato o ex-prefeito de São Luís, Tadeu Palácio.
ainda no primeiro semestre do ano passado, o PSL conversou com Tadeu Palácio,que se filiou a legenda.

No entanto, a possibilidade do ex-prefeito sair pela sigla esfriou. De acordo com a direção do PSL, o acordo com o DEM é uma espécie de plano B.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.