Música

Noite para o reggae e suas variações

Em show hoje, às 20h, no Créole Bar, cantora Luciana Oliveira vai apresentar repertório com canções autorias e clássicos do ritmo jamaicano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Luciana Oliveira se apresenta hoje na Ilha
Luciana Oliveira se apresenta hoje na Ilha (Luciana Oliveira)

São Luís - A cantora brasiliense Luciana Oliveira, ex-backing vocal da banda Natiruts, apresenta hoje, às 20h, no Creole Bar (Lagoa da Jansen), show no qual mostra o seu trabalho solo e autoral, incursionando por canções do seu disco, “A Deusa do Rio Níger”, lançado em 2017. Na ocasião, a artista será recepcionada pela banda de reggae maranhense, Crioulo D''Ifé. A festa conta ainda com a presença do DJ Pedro Sobrinho.

Esta é a quarta vez que Luciana Oliveira se apresenta na Ilha. A última vez que esteve por estas bandas foi em novembro do ano passado, quando fez participação no show da banda maranhense Canal Raja, como parte da programação da primeira edição do Festival Cabeça de Nêgo, idealizado pelo jornalista e DJ Pedro Sobrinho.

Desta vez, ela fará uma viagem por seu terceiro álbum, batizado com o nome de uma canção de Elza Soares, lançada em 1974. A cantora, que participa do disco, é uma referência para Luciana Oliveira. No repertório, além de “A Deusa do Rio Níger”, a cantora também destaca “Neide Candolina”, de Caetano Veloso, “Lance”, “O Tempo é Mais”, “O Mar e Amar”, além de “Veleiro Azul”, composição de Luiz Melodia, que estarão no show.

Vinda de uma família extremamente musical, aos 15 anos de idade Luciana Oliveira iniciou sua carreira como cantora da banda de reggae brasiliense Mal de Família. Foi backing vocal da banda Natiruts, com a qual gravou no CD “Raçaman” (Unimar Music, 2009) e no DVD “Natiruts Reggae Power ao vivo” (Raizama Records, 2006), saindo em turnê pelo país. Em 2008 lançou seu primeiro CD solo “O verde do mar”. Em 2013, lançou "Pura" pela Tratore.

Em 2017, foi a vez de a "Deusa do Rio Níger", gravação independente que contou com as participações, além de Elza Soares, da cantora baiana Xênia França e de Fióti, irmão do rapper Emicida. Gravou, em 2011, com a lenda viva do dub, Mad Professor, em seu estúdio em Londres, um projeto que mescla música brasileira e reggae.

É desta relação com o ritmo jamaicano que vem sua ligação afetiva com o Maranhão. Assim, além das músicas dos seus discos, ela também interpretará alguns clássicos do reggae, entre os quais “Ilha Bela”, de Carlinhos Veloz.

“A minha relação com o Maranhão vem da adolescência, desde que eu comecei a cantar reggae, morava em Brasília e lá tive alguns amigos maranhenses que foram importantes na minha vida por apresentar para mim um pouco da música do Maranhão. Como uma artista com forte influência da música negra, em que o reggae se faz presente, tive o privilégio de conhecer ‘Ilha Bela’, de Carlinhos Veloz, que fez aumentar a minha afetividade por São Luís”, pontua a cantora.

Além do reggae, Luciana Oliveira conta que também se encantou pela cultura popular do estado. “Tive o privilégio de conhecer os ritmos populares, como o bumba meu boi, o tambor de crioula, a gastronomia, enfim as riquezas culturais e singular existentes no estado. Toda esta convivência abastece a minha vida como artista”, destaca.

Banda

A artista será acompanhada pela banda Crioulo D''Ifé, formada por Thiago Guterres (voz e baixo), Felipe Lisboa (guitarra), Ricardo Sá (teclado), Paulinho Akomabu (percussão e vocal) e Tom Batera (bateria).

Para Thiago Guterres, este é um momento de conexão entre o Maranhão e o Distrito Federal, representado pela cantora Luciana Oliveira. "Será também um momento de celebrarmos a música da diáspora negra em uma casa cultural cuja principal missão é a construção de uma nova subjetividade negra, e através dela, se pensar a possibilidade de fortalecer a autoestima, dignidade, pertencimento e a ancestralidade”, defende.

Na ocasião, a banda Crioulo D´Ifé também vai apresentar o seu repertório. O grupo, criado no dia 8 de agosto de 2013, faz uma alusão à África e ao reino de Ilê-Ifé conhecido como o berço dos yorubás. A trupe mistura os mais variados estilos musicais passeando pelo reggae, soul e ritmos típicos do Maranhão.

A festa conta ainda com a presença do DJ Pedro Sobrinho. Convidado para aquecer a plateia, o DJ Pedro Sobrinho promete um setlist bem variado e dançante. “Já que será um encontro em uma quarta-feira de férias e atípica para se celebrar a música ‘preta’, nada melhor que abrir os trabalhos com muito raggamuffin, rockysteady, dub, dancehall, Afro Trap, Afrobeat, enfim, a intenção é chamar as pessoas pro baile e garantir a diversão”, adianta o DJ que contabiliza cerca de 25 anos de carreira, e é reconhecido no cenário musical ludovicense por sua discotecagem versátil que passeia por diversos gêneros musicais.

Serviço

O quê

Show cantora brasiliense Luciana Oliveira, banda Crioulo D´Ifé e discotecagem de Pedro Sobrinho

Onde

Créole Bar (Lagoa da Jansen)

Quando

Hoje, às 20h

Ingressos

R$ 10,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.