Facção

Faccionados de São Paulo e Maranhão atuam em Teresina

A polícia piauiense realizou a Operação Codinome e resultou na prisão de 26 pessoas acusadas de homicídio, roubo, tráfico e sequestro

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Um dos faccionados presos  em Teresina pela polícia daquela cidade
Um dos faccionados presos em Teresina pela polícia daquela cidade (Faccionado)

TERESINA - A polícia piauiense informou que faccionados do Maranhão, inclusive, alguns deles estão na penitenciária e criminosos de São Paulo estavam comandando o tráfico de droga de Teresina, no Piauí como ainda sequestros, homicídios e roubos. Algumas ordens eram dadas como forma de “batismo” para os novos recrutados integrarem as facções. Ainda ontem, a polícia realizou a operação Codinome para desarticular esse grupo criminoso e resultou em 26 prisões como também apreensões de armas e drogas.

O cerco policial foi realizado na capital piauiense, em Timon e no estado paulista. Ao todo foram cumpridos 21 mandados de prisão, dos 26 expedidos. No cumprimento dos 28 mandados de busca e apreensão e cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico de entorpecente e porte ilegal de arma de fogo.

Segundo a polícia, dos 21 presos por mandado, 12 são integrantes de uma facção e nove de outra. Do total de presos, nove já estavam presos em penitenciárias do Piauí e do Maranhão. Cinco destes seriam líderes dos grupos. Os presos ficam isolados nas penitenciárias piauienses e não terão acesso com os outros presidiários para que uma possível tentativa de comunicação externa seja impedida. O nome da operação vem do fato de que os investigados utilizavam vários nomes falsos para tentar impedir as investigações policiais.

Investigação

O delegado da Polícia Civil, Cadena Júnior, informou que as investigações começaram alguns meses e constataram que o tráfico de drogas estava sendo ordenado por integrantes de facções criminosas e sendo que a maioria era dos estados do Maranhão e de São Paulo. A polícia também constatou que os alvos eram envolvidos direta ou indiretamente com o tráfico de drogas e que se utilizavam da facção criminosa para ter apoio, muitas vezes operacional, não só no cometimento deste crime, mas também de vários outros como homicídio, roubos e sequestros.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, declarou que os áudios confirmam as ações típicas do grupo: tráfico de drogas, homicídios e roubos. Além disso, algumas ordens eram dadas como forma de "batismo" para os jovens recrutados para integrar as facções. "As decisões eram de membros que estavam nos presídios e os da rua faziam a execução. Fizemos a operação, porque queríamos prevenir que essas facções aumentassem a atuação na capital. Acompanhamos a ação dessas pessoas por quatro meses, cumprimos 21 mandados de prisão e prendemos cinco em flagrante", explicou o secretário.

Tiroteio

Faccionados rivais realizaram um tiroteio durante a noite da última segunda-feira, na cidade de São José de Ribamar, e moradores ficaram com receio de serem baleados. Segundo a polícia, cerca de 20 criminosos promoveram esse ato ilegal e ao observarem a presença de militares se embrenharam para uma área de mangue.

Ainda de acordo com a polícia, dois suspeitos de terem participado desse ato criminoso, Lucas Silva Sá e Carlos Maycon de Sousa, ficaram feridos e levados para o Hospital Municipal Socorrão II, localizado na área da Cidade Operária, mas não correm risco de morte.

Transferido

David Tavares, de 21 anos, deve ser transferido ainda esta semana para o Maranhão e foi preso na segunda-feira, 13, em São Luiz do Anauá, no estado de Roraima. A polícia informou que o detido é acusado de ter assassinado uma criança, em Bacabal, em agosto do ano passado, durante um tiroteio promovido por faccionados rivais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.