Reestruturação

Praça da Misericórdia ganhará nova configuração urbanística

Serviços integram pacote de ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura no Centro, a partir do programa São Luís em Obras; Praça da Saudade, Praça da Bíblia e o Parque do Bom Menino também passam por reformas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Obra mudará imagem da praça
Obra mudará imagem da praça

HISTÓRICO

Localizada em frente ao Hospital Santa Casa de Misericórdia, no século XIX a praça, que é área de tombamento estadual, era conhecida como Largo do Hospital da Misericórdia e, de acordo com o "Guia de Arquitetura e Paisagem - São Luís Ilha do Maranhão e Alcântara", um decreto da Câmara Municipal, em 1894, mudou o nome para Praça Conselheiro Silva Maia. Já em 1903, alteraram para Praça da Caridade, mas ainda hoje o local é conhecido como Praça da Misericórdia. Ao centro da praça, em um pátio circular encontra-se um monumento que será restaurado, considerando a importância da escultura para a área.

REVITALIZAÇÃO

Os serviços na praça somam-se às demais ações do poder público municipal para a revitalização da área central da cidade de São Luís - que abriga parte importante da história da cidade - a exemplo da reforma da Praça da Saudade, do Mercado das Tulhas, da Praça da Bíblia e do Parque do Bom Menino também com obras em andamento; dos espaços já requalificados como o Complexo Deodoro, a Rua Grande, a Praça Pedro II e a Fonte das Pedras; e os locais que também receberão obras como a Praça João Lisboa e o Largo do Carmo, além da construção da Praça das Mercês.
Além da revitalização do Centro de São Luís, com o programa São Luís em Obras o prefeito Edivaldo está levando serviços a todos os setores da cidade. Em toda a cidade estão sendo feitas obras de pavimentação que já alcançam mais de 200 quilômetros - entre executadas e em execução. Também estão em andamento a construção de Ecopontos, galpões de triagem de materiais recicláveis, reformas de escolas, unidades de saúde e mercados, reforma de equipamentos sociais, requalificação de espaços públicos entre muitos outros serviços que ainda serão iniciados em 2020.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.