Preservação

Coleta seletiva recolheu mais de 463 toneladas de recicláveis em 2019

Balanço revela aumento de 76.24% na coleta de resíduos sólidos em relação a 2018

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Recicláveis coletados são encaminhados para Ascamari
Recicláveis coletados são encaminhados para Ascamari (recicláveis)

IMPERATRIZ - O balanço anual realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, com participação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, mostrou que o número de materiais recicláveis recolhidos pela coleta seletiva em 2019 subiu mais de 76.24% em relação ao ano anterior. De 262.873 toneladas em 2018, o número saltou para 463.304 toneladas no ano passado, destaque para o papelão, 309.972, ferro, 47.085, e plásticos em geral com 44.369 toneladas, respectivamente.

Apesar do avanço, a secretária do Meio Ambiente, Rosa Arruda, reforça sobre a conscientização da comunidade na separação correta dos resíduos no momento do descarte. “É de fundamental importância que a comunidade esteja consciente do seu papel nas questões ambientais, dentre elas, o descarte correto dos resíduos sólidos. Este ano vamos ampliar as ações da coleta seletiva no intuito de que tenhamos uma integração maior do governo municipal com a sociedade. Objetivo é a preservação do meio ambiente, gerando ainda mais a inclusão social dos catadores”, reforçou.

Pontos de Entrega Voluntária, PEVs, que recolhem resíduos que ainda podem ser reutilizados, coleta de porta em porta e a participação de 74 parceiros, dentre os quais, empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral.

“Para sanar as dúvidas relacionadas ao descarte correto de resíduos, o Departamento de Educação Ambiental da Semmarh realiza frequentemente ações de conscientização em comércios, escolas, empresas, condomínios, além de blitz educativas em ruas e avenidas da cidade, sendo que essas atividades serão desenvolvidas com mais afinco este ano, visando atingir um índice ainda maior de recicláveis”, disse o coordenador da Coleta Seletiva, Jairo Sant''Anna.

SAIBA MAIS

Os recicláveis são coletados pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública, SLP, com a logística da empresa Sellix Ambiental, que destina o material coletado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. Cerca de 200 famílias são beneficiadas, estas que vivem em situação de vulnerabilidade econômica.

Para manter contato com a equipe da Coleta Seletiva, os interessados podem ligar no Disque Coleta (99) 99218-4275 ou na empresa Sellix Ambiental, (99) 99191-9180.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.