Pré-Carnaval

Pela organização do pré-Carnaval de rua

Presidente do Conselho Cultural Comunitário da Madre Deus pede apoio do poder público para disciplinar a festa que antecede à folia de Momo na Madre Deus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Cortejo na Madre Deus
Cortejo na Madre Deus (Madre Deus)

São Luís -“O pré-Carnaval da Madre Deus assiste a uma ausência dos gestores públicos”, disse o presidente do Conselho Cultural Comunitário da Madre Deus, Silvério Costa Júnior, o Boscotõ. Segundo ele, o poder público ainda não se manifestou para dar o apoio necessário à festa que vem acontecendo no bairro desde 25 de dezembro de 2019. A movimentação é maior aos domingos, quando um numeroso público se desloca para a área.

Conforme Silvério Boscotô, o governo ainda não traçou um planejamento formalizado que pudesse dar apoio às manifestações espontâneas no bairro. “Mas, isto seria extremamente necessário, devido à relevância da festa que antecede ao período oficial de Carnaval na Madre Deus. Precisamos que eles nos ajudem com itens como policiamento, disciplinamento do trânsito e fornecimento de banheiros ecológicos. Não se pode fechar os olhos para a folia no bairro, mesmo sem programação oficial”, disse.

Ele informou que a Polícia Militar comparece, mas o efetivo é aquém da necessidade. Além disso, ele frisou que o disciplinamento do trânsito, que compete à Prefeitura, é necessário para organizar o circuito, que envolve o Largo do Caroçudo, ruas de São Pantaleão e Passeio e imediações da Praça da Saudade. “O poder público precisa nos ajudar, também, a coibir abusos como som automotivo e de bares, pois estes atrapalham os cortejos dos poucos blocos que ainda se aventuram a percorrer as ruas”, disse.

O presidente informou que existem pelo menos 40 grupos na Madre Deus, os quais participam do pré e do Carnaval . “Nós temos um projeto de pré-Carnaval aprovado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e estamos, agora, em busca da empresa patrocinadora. É um projeto com custo mínimo, que cobre as nossas principais necessidades”, informou.

Na opinião de José Pereira Godão, morador da Madre Deus e diretor artístico da Companhia Barrica, os grupos, para que possam evoluir nos cortejos e garantir uma festa mais organizada, precisariam de uma infraestrutura e disciplinamento. “Os cortejos ficam difíceis de serem realizados, entre outras coisas, por causa dos obstáculos no meio das vias, como mesas e cadeiras de bares e de carros sonorizados estacionados, além das estruturas dos bares”, opinou.

Godão é da opinião de que o circuito, tanto no pré quanto no Carnaval, deve ser interditado cedo. “É importante que a polícia também coíba a venda de bebidas em garrafas. É preciso conter a entrada de carros sonorizados, porque além de atrapalharem a passagem dos blocos, eles atrapalham a evolução e comprometem o batuque dos tambores, que fazem parte do conjunto das manifestações”, disse.

Programação
A Secretaria de Estado da Cultura informou que, nos próximos dias, a programação completa, tanto do pré-Carnaval quanto do Carnaval, estará disponível nos canais oficiais (site e mídias sociais) do Governo do Maranhão. As atividades terão um esquema especial de segurança para as festividades do pré-carnaval desenvolvido pela Polícia Militar do Maranhão, com um efetivo de policiais trabalhando no bairro Madre Deus e, também, nas demais áreas em que haverá circuito da folia. O policiamento será feito a pé, em viaturas, em motocicletas e a cavalo. A ideia é assegurar aos brincantes um clima de tranquilidade enquanto participam das programações.

Informou ainda que Governo do Maranhão preparou um esquema de segurança para as festividades do pré-carnaval. A Polícia Militar do Maranhão está disponibilizando 700 policiais para o trabalho durante o pré-Carnaval, que iniciou no último sábado, 4, e segue até 31 de janeiro. Para o sábado, 16, o policiamento ostensivo também será reforçado nos circuitos do Centro Histórico, Madre Deus e demais áreas onde haverá programação.

De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Metropolitano I, coronel Pedro Ribeiro, nos locais de eventos, a PM dispõe de diversos tipos de policiamento: patrulhamento a pé, em viaturas, em motocicletas e a cavalo. A ideia é assegurar tranquilidade aos brincantes.

“Os policiais contam com toda a aparelhagem de segurança para reforçar o policiamento e garantir a segurança para os brincantes. Além de todos os recursos, eles já utilizam o sistema de radiocomunicação, o que garante mais agilidade e precisão na troca de informações sobre ocorrências e redução do tempo-resposta. Nos bairros, a ação policial está sendo conduzida com rondas, em vans, para monitorar a movimentação e garantir a segurança de quem permanecer em casa”, explicou o coronel Pedro Ribeiro.
Segundo ele, também haverá barreiras policiais nas portas de entrada da cidade, como na rodoviária e no Terminal da Ponta de Espera.

Em todo o período de pré-Carnaval e durante o “Carnaval de Todos”, a Companhia de Polícia Rodoviária (CPRV) montará barreiras e fará blitzen com uso de etilômetros. A meta é tornar o tráfego mais seguro, impedindo o deslocamento de condutores que tenham ingerido álcool.
A fiscalização também incidirá em veículos que tenham irregularidades no uso de sons automotivos. Com base na Lei do Silêncio (Lei Estadual 7.515) e cumprindo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre uso de equipamentos de som em veículos, a PM pretende inibir o abuso e a poluição sonora.

No sábado, 16, e todos os demais fins de semana de janeiro, a Polícia Militar distribuirá o efetivo na Praça Nauro Machado e na Bicicleta do Samba – na Rua do Egito. A PM estima que serão cerca de 8 mil os foliões reunidos na programação no Centro Histórico.
Aos domingos, o policiamento urbano será reforçado na Madre Deus, onde haverá apresentação de blocos organizados, alternativos e Tribos de Índios, até o dia 31. Serão dois circuitos, o que vai da Vila Gracinha até o Largo do Caroçudo e o que fica entre a Praça Deodoro e a Praça da Saudade. A programação no eixo Madre Deus começa às 15h e termina às 23h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.