Estado Econômico

Inflação em São Luís em 2019 fechou em 4,28%

Tanto o IPCA quanto o INPC são calculados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
(inflação)

Em 2019, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), inflação oficial acumulada na capital maranhense, foi de 4,28%, ou seja, 1,63 pontos percentuais acima dos 2,65% registrados em 2018. Em dezembro, o IPCA em São Luís, subiu 1,47%.

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de dezembro, em São Luís, subiu 1,82%, contra 1,05% em novembro. Assim como ocorreu com o IPCA, o INPC apresentou, até outubro, cinco meses consecutivos de deflação na capital. A variação acumulada no ano ficou em 4,45%, acima dos 2,37% de 2018 em 2,08 pontos percentuais.

Tanto o IPCA quanto o INPC são calculados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O IPCA se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte. Já o INPC se refere às famílias com rendimento monetário de um a cinco salários mínimos, sendo o chefe assalariado.

Ambos abrangem 10 regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e Brasília.

Para os cálculos dos dois índices do mês, foram comparados os preços coletados no período de 28 de novembro a 27 de dezembro de 2019 (referência) com os preços vigentes no período de 29 de outubro a 27 de novembro de 2019 (base).

No país, a inflação oficial medida pelo IPCA fechou o ano de 2019 em 4,31%. A taxa ficou acima do centro meta de 4,25%, mas dentro do limite de variação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Ou seja, a inflação poderia ficar entre 2,75% e 5,75%. Em 2018, foi 3,75%.

Feira Franchise4U

São Luís receberá dia 13 de fevereiro, no Rio Poty Hotel, a Franchise4U, modelo de feiras de franquias que chegou ao Brasil em 2018, estabelecendo um novo conceito de relacionamento entre franqueadoras, franqueados e futuros empreendedores, com baixo custo para o expositor e gratuito para o visitante.
O interessado em participar precisa agendar reunião com a franquia de seu interesse no site ww.franchise4u.com.br, escolhendo o horário de atendimento no dia do evento, das 9h às 20h.

Gestão Comercial e Produção

Cada vez mais, o mercado exige currículos direcionados e que se encaixam perfeitamente ao tipo de atividade exercida. É por isso que muitos profissionais apostam nas pós-graduações do tipo MBA, que estão sempre em voga.
No Maranhão, dois novos cursos acabam de ser lançados pela Faculdade de Negócios Faene e devem atrair quem busca ampliar conhecimento. São eles: o MBA em Gestão Comercial e o MBA em Produção, Manutenção e Qualidade.

Posse da AJE/MA

A nova diretoria da Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE/MA) será empossada na próxima quarta-feira, 15, durante assembleia geral ordinária no auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM)
A entidade passa a ser presidida pelo empresário Fábio Henrique. Ele substitui Shirley Cunha, primeira mulher a presidir a entidade. Além da posse, a assembleia apreciará a prestação de contas de 2019 e debaterá a previsão orçamentária da gestão para o biênio 2020-2021.

Pedra fundamental Crea/MA

Foi antecipado para quarta-feira (15), o Lançamento da Pedra Fundamental da construção da nova sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA).
O presidente do Conselho, Berilo Macedo, informou que Joel Krüger, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), já confirmou presença no evento, que acontecerá às 9h, no terreno onde será construída a nova sede, localizado na Rua do Leblon, Parque Calhau.

Impostômetro

Não foram necessárias nem duas semanas completas em 2020 para que R$ 100 bilhões deixassem o bolso dos brasileiros em direção aos cofres dos governos. Esse é o valor que o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) irá mostrar às 12h50 deste domingo (12), montante que envolve impostos, taxas e contribuições pagos pela população desde o início do ano.

Frase

“As famílias brasileiras têm conseguido se organizar para acomodar os pagamentos dentro do orçamento mensal”

Marianne Hanson
Economista da CNC

Varejo

Vencedora de campanha
A cliente Raimunda Brandão foi a grande vencedora da campanha de Natal do São Luís Shopping ao ganhar um carro Audi A3 0Km por meio do sorteio. Cerca de 350 mil cupons foram contabilizados no decorrer da promoção, de 14 de novembro de 2019 a 4 de janeiro de 2020.

Despesas sazonais
Levantamento da CNDL) e SPC Brasil mostra que apenas 11% dos consumidores brasileiros têm condições de pagar as despesas sazonais deste período, como IPTU, IPVA e material escolar, com os próprios rendimentos, sem ser necessário fazer economia ou reserva financeira ao longo do ano.

Senac/MA certifica
O Senac/MA certificou, no município de Passagem Franca, 60 participantes do curso de Operador de Computador, que foi realizado durante a estada de seis meses da Carreta-Escola de informática.
Durante este período, os estudantes realizaram projetos integradores que foram apresentados
na Câmara do município.
O diretor da Fecomércio/MA e membro do Conselho Regional do Senac no Maranhão, Luís Joaquim Braga Sobrinho, destacou a importância da educação como ferramenta transformadora de uma sociedade. “Sem a educação não existe milagre. Estes jovens, hoje, recebem uma oportunidade a mais para as suas vidas”,
pontuou.

Contas digitais
O BB superou a marca de 1,1 milhão de novas Contas Fáceis em 2019, a modalidade de conta do Banco do Brasil, que possibilita que pessoas físicas tenham uma conta corrente com um fluxo de abertura totalmente digital e simplificado, realizado pelo próprio cliente, por meio do aplicativo BB no celular.

Medo de desemprego
O Índice de Medo do Desemprego caiu 2,1 pontos em relação a setembro e alcançou 56,1 pontos em dezembro de 2019. Mesmo assim, o indicador continua 6 pontos acima da média histórica, que é de 50,1 pontos, informa a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.