Editorial

De contradições e disparates

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

É motivo de preocupação quando num país há dois pesos e duas medidas, há contradições a olhos vistos, realidades construídas a partir do lado, partido ou legenda que se defende e muita gente se preocupando demais com o sexo dos anjos em vez de trabalhar para efetivar mudanças necessárias.

Algumas dessas mudanças não requerem nem tanto esforço. Só precisam de um pouco de boa vontade de quem pode resolver a situação - mas, mesmo assim, prefere não fazer nada. Fica só apontando o dedo e pondo a culpa no outro.

Eis alguns exemplos dessas contradições que preocupam os mais atentos pelo país - porque estas não são poucas:

É preocupante quando escolas servem lanche sem qualidade, podendo até ser vencido, mas os presídios obrigatoriamente devem servir refeições balanceadas, tendo sempre entidades vigilantes na aferição do que está sendo servido.

É preocupante quando professores de escolas públicas pelo país a fora alardeiam que jamais colocariam seus filhos para estudar em colégios da rede pública, atestando, como mestres, a ineficiência de um serviço que eles mesmo prestam.

É preocupante quando médicos, enfermeiros e demais profissionais da área afirmam que jamais iriam buscar atendimento em hospitais públicos, confirmando a falência múltipla e o estado terminal da saúde nacional.

É preocupante quando prédios de governos, prefeituras, tribunais, câmaras e assembleias legislativas estão sempre trabalhados no mármore de qualidade, com verba para todas as despesas, do cafezinho ao combustível e celular, mas sempre faltam recursos para o bom desempenho em escolas, hospitais, delegacias, estradas, etc.

É preocupante quando os hospitais ficam à míngua, sem medicamentos ou profissionais, mas há o cuidado de se manter unidades de saúde dentro de presídios, com atendimento para que os detentos recebam sempre cuidado a contento.

É preocupante quando as autoridades de segurança achem normal que o terror seja implantado em bairros, com facções ligadas ao tráfico ditando ordens de proibição a assaltos e outros crimes, criando uma sensação de ‘tranquilidade’, enquanto a comunidade fica refém dentro das próprias casas - quando estas não são obrigadas pelos criminosos a deixar as residências.

É preocupante quando a Justiça, diante desses e de tantos outros disparates, parece não se afligir com a dor e o sofrimento do cidadão humilde, buscando uma forma de transformar essa realidade de sofrimento, fazendo valer seu poder e criando efetivamente uma forma de obrigar quem tem o poder da caneta de oferecer condições dignas e para que se tenham serviços públicos de excelência.

É preocupante quando se pensa ou se fala abertamente em AI-5, como se estivéssemos revivendo a época da ditadura militar, de tempos sombrios, sem um pingo de respeito às famílias que perderam seus entes nos porões dos DOI-CODIs da vida.

É preocupante quando quer se impor novamente a censura no país, uma ameaça à livre manifestação de pensamento, buscando-se atingir a cultura, as artes e a educação, um verdadeiro atentado à democracia conquistada com muita luta, suor e sangue.

Porque é preciso que essa realidade seja transformada. E isso tem que ser feito urgentemente!!!



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.