Show

Som jamaicano em noite de reggae

Banda Barba Branca será atração de hoje, às 20h, no Buriteco Café com o melhor do reggae roots

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Irmãos Lobato integram a banda Barba Branca
Irmãos Lobato integram a banda Barba Branca (banda barba branca)

São Luís - Com um repertório de clássicos do reggae roots e ainda com nomes da cena nacional e local, a banda Barba Branca fará uma noite dedicada às pedras hoje, às 20h. O show ocorre no Buriteco Café (Praia Grande) e promete levar os amantes e admiradores do ritmo jamaicano a um passeio musical a partir de um repertório que marcou época.

Surgida na cidade de Alcântara, a banda traz em sua formação uma característica peculiar às bandas jamaicanas surgidas na década de 1970, quando as famílias se reuniam para formar os grupos musicais. Foi assim com os Wailers tinham em sua formação os irmãos Carlton Barret (bateria) e Aston Barret (contra baixo) e a Inner Circle, com os irmãos Ian Lewis (baixo) e Rogers Lewis (guitarra).

Seguindo esta mesma ideia, a Barba Branca tem a liderança dos também irmãos Nailton Lobato (vocal e guitarra), Fabiano Lobato (contra baixo) e Dalton Lobato (percussão e backing vocal). Para o show, o irmãos serão acompanhados ainda pelos músicos Felipe Lisboa (guitarra), Ricardo Sá (teclados), Frazão (integrante da Tribo de Jah e tecladista) e Moura (sax).

Segundo o vocalista Nailton Lobato, a banda, que já tem 10 anos de existência, deverá gravar o primeiro disco até o fim deste ano. “Já temos as músicas prontas e temos certeza de que nosso disco representará o amadurecimento da banda. Vamos fazer um reggae produzido aqui, mas com marca do som jamaicano, que é caraterístico da banda” aponta Lobato.

Para o show, o grupo traz um repertório que resgata canções dançantes e envolventes, sucessos de nomes como Pablo Moses, Gladiators, Pat kelly, Derrick Morgan, Toots Hibert, Ken Boothe, entre outros internacionais. Também não ficam de fora nomes como Gilberto Gil e os maranhenses Carlinhos Veloz (“Ilha Bela”), Niceias Drumond (“Gavião Vadio”) e César Nascimento (“Maguinha do Sá Viana”). “Abarcamos no show os artistas nacionais e locais, mas sempre com a pegada roots bem encorpada como fazemos há muito tempo. Também vamos tocas duas músicas que estarão no disco”, adianta Lobato.

O vocalista Nailton Lobato explica que o nome da banda é uma referência à expressão muito utilizada por DJs e apresentadores de programas de reggae da Ilha de São Luís. “Sempre que os DJs vão tocar um clássico do ritmo jamaicano, eles o anunciam como uma sequência ‘barba branca'. Além de ser, é claro, uma homenagem aos pioneiros do reggae roots", contou Nailton. A Barba Branca já acompanhou artistas internacionais como Dennis Bovell (Matumbi), Jackie Robinson e George Dekker (The Pioneers) e Cedric Myton (The Congos).

O show da banda ocorre durante a semana de comemoração do aniversário de três anos do Buriteco Café. "Nestes três anos, o Buriteco tem buscado trazer o melhor da nossa música para atender todos os gostos. Nada melhor que comemorarmos com o reggae, valorizando o que temos de melhor", afirmou João Torres, proprietário da casa. "O Buriteco estará de portas abertas para receber os amantes do reggae, das pedras de responsa. Queremos que essa comemoração de três anos da nossa casa tenha o ritmo e a cara do Maranhão", completou João Torres.

Serviço

O quê

Show da banda Barba Branca

Quando

Hoje, às 20h

Onde

Buriteco Café, Praia Grande

Couvert

R$ 10,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.