Associação Comercial

Nova gestão da ACM quer dar mais representatividade à entidade

Eixos de ação da nova diretoria que tomou posse na segunda-feira, 6, estão centrados no associado, nas relações com as outras entidades de classe

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Fernandes, conduzirá a entidade até o ano de 2020
Presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Fernandes, conduzirá a entidade até o ano de 2020 (acm)

O novo presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Cristiano Fernandes, empossado administrativamente na segunda-feira, 6, tem como uma de suas metas de gestão trabalhar em busca da retomada da representatividade da entidade, isso âmbito interno, ou seja, entre os associados, como também externamente, na relação com os demais órgãos de classe e como poder público.

A gestão anterior [de Felipe Mussalém] conseguiu dar visibilidade à Associação Comercial. Agora, o nosso objetivo e trabalhar por sua representatividade. Costumo dizer que a ACM é um dragão que está adormecido e que precisamos acordá-lo no sentido de fazer com que os associados se sintam representados”, disse Cristiano Fernandes.

Nesse propósito de se fazer a ACM mais representativa, uma das primeiras ações foi a alteração nas reuniões da entidade. As plenárias das quartas-feiras agora são reuniões de diretoria, com a finalidade de fazer com que o associado participe mais desse momento. “Temos mais de 400 associados, então precisamos que nossos associados participem, deem sugestões, nos ajude”, pontuou Cristiano Fernandes, ao informar que a primeira reunião de diretoria ocorreu na quarta-feira, 8, tendo como pauta a apresentação do Plano Estratégico da ACM e o convite para posse festiva da nova diretoria (com 41 membros), marcada para o dia 5 de fevereiro.

Os eixos da nova gestão da ACM estão centrados no associado, nas relações com as outras entidades de classe, no poder público e na sustentabilidade e patrimônio. “Nosso objetivo é trabalhar a unicidade de propósitos, internamente e externamente”.

Na relação com o poder público, Cristiano Fernandes lembrou que ano passado o Conselho Empresarial do Maranhão (Cema) reuniu-se somente uma vez com tantas discussões que poderiam ter acontecido em prol do desenvolvimento do estado.

Comitê

Para que isso não aconteça em 2020, a ACM propôs a constituição do Comitê de Entidades Empresariais – formado além da própria Associação Comercial, pela Fiema, Fecomércio, CDL São Luís, Faem e FCDL – no sentido de se discutir propostas para se levar como pautas e assim provocar a realização de reuniões do Cema. O primeiro encontro desse Comitê deve acontecer em fevereiro.

Numa outra esfera de ação, a ACM pretende trabalhar em parceria com o Sebrae no sentido de fortalecer as empresas associadas, das quais 90% são pequenos negócios. A proposta é juntar 10 empresas de determinado segmento para reuniões mensais visando fomentar aquela atividade.

Na visão de Cristiano Fernandes, o empresário trabalhar de forma isolada, individualizada, no atual cenário, não é o melhor caminho. “Então, nosso objetivo e principal desafio é colocar os empresários na mesa para se discutir melhorias para todos”, ressaltou.

Mais

Juntos + Fortes

Com o slogan Juntos + Fortes, a nova diretoria chega ao comando da ACM com proposta de aprofundar avanços da gestão anterior, atuando em cinco pilares: fortalecimento da relação com o associado e networking para geração de oportunidades; aproximação dos associados e do empresariado aos grandes empreendimentos do Maranhão; aposta no conhecimento e na qualificação como estratégia de fortalecimento dos associados por meio da educação empresarial e do incentivo à inovação; estratégias para a autonomia financeira, da entidade; fortalecimento da base de atuação institucional trabalhando a unicidade da classe empresarial em sinergia com os objetivos das entidades empresariais e necessidades das empresas maranhenses; fortalecimento da representatividade e do diálogo com o poder público e, por fim, a sustentabilidade, estimulando a construção de uma sociedade saudável e proativa através do estímulo às práticas sustentáveis nas empresas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.