COLUNA

Investigação para a MA-315

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Há cerca de um ano, o governo do Maranhão, entregou com toda pompa a MA-315, no trecho Barreirinhas-Paulino Neves, totalmente recuperada. No entanto, em 60 dias a obra começou a se deteriorar.
Na época, a gestão estadual alegou que as chuvas e o tráfego intenso de veículos pesados (se referia à empresa que estava instalando um parque eólico na área) causaram a destruição da rodovia.
Os meses foram passando e, 12 meses depois, a situação da estrada só piorou.Mesmo com tanta reclamação de moradores e de quem passou pela MA, os órgãos de fiscalização nada fizeram para apurar se os quase R$ 10 milhões investidos foram usados de forma correta.
Apurar, na verdade, os culpados por uma obra que não teve durabilidade.
Como o Tribunal de Contas do Estado (TCE) não se manifestou e nem o Ministério Público Estadual (MP), mesmo diante da repercussão dos problemas na MA-315, o deputado estadual Wellington do Curso entrou com representação nos dois órgãos, para pedir abertura de investigação.
Espera-se agora que haja uma apuração detalhada a fim de saber de que forma o recurso público foi investido e se foi usado dentro do que prevê a legislação. É aguardar o TCE e o MP se manifestarem.

Em recuperação
Sobre a MA-315, o secretário Estadual de Infraestrutura, Clayton Noleto, disse à coluna que a recuperação da via está em pleno andamento.
Segundo o gestor, em um prazo de 30 dias, os trechos com problemas serão recuperados.
Ainda segundo Noleto, a empresa que fez a obra está sendo acionada judicialmente pelo Governo do Maranhão devido aos problemas que ocorreram após entrega do serviço.

“Dos vermelhos”
O secretário de Cidades do Estado, Rúbens Júnior, se manifestou sobre sua pré-candidatura pelo PCdoB a prefeito de São Luís nas redes sociais.
A postagem veio um dia depois de o comunista se reunir com os petistas Honorato Fernandes e Lawrence Melo.
Segundo Rubens, sua pré-candidatura é “dos vermelhos”, fazendo uma referência ao PCdoB e o PT. Ainda de acordo com ele, sua ideia é fazer um governo na capital igual ao que Lula fez no Brasil.

Alvo I
E falando em Lawrence Melo, a Agência de Mobilidade Urbana (MOB), da qual ele é presidente, virou algo do comandante da Superintendência de Patrimônio da União, Coronel Monteiro.
O ex-membro do Exército e aliado do presidente Jair Bolsonaro está em constantes ameaças de embargo da obra de extensão da Avenida Litorânea e do BRT.
Mesmo sem oficializar à MOB a falta de documentação da obra estadual, Monteiro cobra por meio da imprensa a regularização.

Alvo II
A última cobrança diz respeito a licença ambiental da MOB para executar a obra na Avenida Litorânea. Segundo o coronel, não há.
O presidente da MOB mostrou que a licença foi renovada em outubro do ano passado e a validade é de 24 meses.
Para exaurir qualquer outra investida do presidente da SPU contra a obra da MOB, Lawrence Melo foi pessoalmente ao gabinete do Coronel Monteiro apresentar as documentações e questionar se havia mais demandas.

Apresentação
O senador maranhense Roberto Rocha (PSDB) fez visita a uma fábrica de utilidades domésticas, móveis e eletrodomésticos no Rio Grande do Sul.
O tucano quis mostrar à diretoria da empresa a proposta da Zona de Exportação do Maranhão (Zema).
A ideia é apresentar as possibilidades de empresas investirem no Maranhão com a criação da Zema. Assim, geraria oportunidade de empregos e ajudaria a desenvolver o Maranhão.

Piada
Virou meme uma tal manifestação feita por meio de um bilhete de uma eleitora do deputado Duarte Júnior (PCdoB).
Na escrita, a eleitora disse para o comunista não desistir de sua candidatura e fez elogios à atuação de Duarte.
O deputado postou a manifestação nas redes sociais e acabou gerando piadas na internet com lembranças até do “é verdade este bilete”.

DE OLHO

R$ 10 milhões é o valor aproximado do investimento que o Governo do Estado fez na MA-315, que com dois meses após inauguração, ano passado, ficou deteriorada.

E MAIS

• O governo do Maranhão engrossa a lista dos gestores estaduais que não concordam com a proposta do Governo Federal de reduzir o ICMS do combustível nas bombas.

• Claro que a posição da gestão estadual não causa qualquer surpresa já que das três vezes que as alíquotas do ICMS foram reajustadas, duas atingiram combustível.

• O PDT mantém o espaço de debate para as eleições deste ano; o senador Weverton Rocha, presidente da sigla, continua sentando com aliados para fechar acordos em 2020 com costuras feitas para 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.