Reflexão

Congresso enfatiza prevenção às drogas com apoio das famílias

Evento acontecerá em dois dias, com início nesta sexta-feira, 10, no Ministério Apostólico Internacional Shalom (MAIS), Avenida Contorno Leste Oeste, nº 100, Cohatrac 3, em São Luís

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Palestrantes são profissionais especialistas que abordarão temas relativos ao tema designado
Palestrantes são profissionais especialistas que abordarão temas relativos ao tema designado (evento)

As drogas causam diversos males à sociedade e ao dependente, como conflitos familiares, que geram instabilidade entre pais e filhos. Tendo como um dos focos essa problemática, será realizado, durante dois dias, em São Luís, o “1º Congresso Família.com Amor”, promovido pela Rede Maranhense de Diálogos sobre Drogas (Remadd) e Federação Amor Exigente (FEAE), Grupo Renascer. Serão momentos de muitas palestras, com profissionais especialistas no assunto. Outros temas abordados no evento serão feminicídio, depressão e suicídio.

O credenciamento para o evento será às 13h30 desta sexta-feira, 10, no Ministério Apostólico Internacional Shalom (MAIS), Avenida Contorno Leste-Oeste, nº 100, Cohatrac 3, em São Luís. Pouco depois, ocorrerá a abertura oficial do Congresso. As boas-vindas serão realizadas pelo apóstolo Sílvio Antonio, presidente do Ministério Internacional Shalom. O Hino Nacional será cantado por Júlia Lindoso, de 3 anos. Por volta das 15h, de acordo com a organização, acontecerá a primeira palestra, intitulada “Relação entre as redes sociais e comportamento autodestrutivo”.

A palestra será proferida por Carlos Aragão, doutor em Psicologia Clínica e Cultura, com o tema da autolesão sem intenção suicida e sua relação com ideação suicida. Ele é membro do grupo Well-Being, do Instagram Brasil. “O que é e como lidar com a automutilação na família, na escola e na igreja” será o tema da segunda palestra, que será ministrada por Juliana Noronha da Silva. A profissional é psicóloga clínica e especialista em Abordagem Humanista e Neuropsicologia. Também é mestre em Ciências da Saúde.

Por volta das 18h45, será realizado um workshop pelo Instituto Ruy Palhano, com apresentação do terapeuta Bruno Amadeu. A neuropsicopedagoga e pastora evangélica Sabina Corrêa Barros fará sua palestra às 19h15, sob o tema “O empoderamento feminino cristão na perspectiva do enfrentamento às mazelas causadas pelas drogas”. Ela é especialista em Saúde Mental, com 80 horas de capacitações em dependência química pela Senad.

Eventos de sábado
No sábado, 11, o evento terá continuidade, com o eixo “Direitos humanos, sistema de proteção social e políticas familiares”. O painel “Depressão, suicídio e feminicídio: conhecendo direitos, procurando e encontrando ajuda”, será realizado às 8h15, pela engenheira agrônoma Maria da Conceição Marques, que é pós-graduanda em Planejamento Estratégico Participativo.
Ela é coordenadora do Grupo Amor Exigente Renascer.

Outras palestras serão realizadas no sábado, como “Desafios da família na manutenção da infância protegida; interação família, escola, igreja”, pelo pastor da Igreja Batista da Lagoinha (Minas Gerais) Washington de Sá. Depois do almoço, ocorrerá um workshop. Em seguida, o eixo “Saúde mental, inserção e reinserção sociofamiliar” será abordado. Também ocorrerá exposição de livros. O encerramento será marcado pelo lançamento da Rede Estadual e Defesa da Vida e da Família, por volta das 19h30.

As inscrições para o evento custam R$ 30,00. O certificado será de 20 horas, de acordo com a Remadd.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.