Pronunciamento à nação

Trump diz que Irã está recuando e que EUA querem abraçar a paz

Presidente, no entanto, anuncia que aumentará sanções e isolamento do país persa e pede que europeus se retirem do acordo nuclear; foi a primeira vez que Trump tentou explicar as motivações que levaram ao assassinato de Soleimani

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

WASHINGTON — Em pronunciamento em tom de vitória, o presidente americano, Donald Trump, deixou claro que não haverá retaliação direta ao ataque iraniano da noite de terça-feira,7, que atingiu uma base no Iraque que abriga soldados americanos, sem provocar mortos nem feridos. Ele afirmou que o Irã "está recuando" e que os Estados Unidos querem "abraçar a paz", mas defendeu o assassinato do general iraniano Qassem Soleimani, que chamou de "o maior terrorista do mundo", e anunciou que adotará novas sanções e medidas de isolamento do país persa.

"Os Estados Unidos estão prontos a abraçar a paz com todos aqueles que a buscam. Ao povo e aos líderes do Irã, quero que vocês tenham um grande futuro de prosperidade e harmonia como outras grandes nações do mundo", disse Trump ao encerrar sua fala de pouco mais de nove minutos.

Ao lado do vice-presidente, Mike Pence, do secretário de Defesa, Mark Esper, e do secretário de Estado, Mike Pompeo, além de diversas figuras da alta cúpula das Forças Armadas dos EUA, Trump afirmou que o Irã "nunca terá uma bomba atômica" e conclamou os países europeus a deixarem o acordo nuclear assinado com Teerã em 2015, pelo qual o país persa abriu mão justamente de obter o artefato de destruição em massa. Foi a saída de Washington do acordo, em 2018, e a consequente reimposição de sanções econômicas americanas que provocou a atual escalada de tensão com o Irã.

Pouco antes do pronunciamento de Trump, fontes de governos europeus e dos EUA afirmaram à agência Reuters que a avaliação de seus informes de inteligência era de que o Irã teria feito a opção deliberada de promover uma retaliação simbólica contra a morte de Soleimani, evitando mortes de militares americanos e o risco de guerra aberta.

No pronunciamento, Trump reiterou que pretende reduzir o envolvimento militar americano no Oriente Médio, uma vez que os Estados Unidos não dependem mais das reservas petrolíferas da região. Ele disse que promoverá uma maior presença dos aliados americanos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em substituição às forças americanas.

"Somos os maior produtor de petróleo e gás natural do mundo, somos independentes, não precisamos do petróleo do Oriente Médio ", disse o presidente.

Assassinato

Esta foi a primeira vez que Trump tentou explicar as motivações que levaram ao assassinato de Soleimani, questionadas nos Estados Unidos e fora do país. Ele não deu indicações de que o chefe das Forças Quds da Guarda Revolucionária do Irã planejava "ataques iminentes" a alvos americanos, como o secretário Mike Pompeo alegou inicialmente, mas comparou o general iraniano ao chefe do grupo terrorista Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, morto em outubro em uma operação dos EUA.

"Na ultima semana agimos para interromper as ações de um terrorista terrível. Eliminamos o maior terrorista do mundo", disse.

Embora Soleimani tenha lutado lado a lado de forças americanas para combater o Estado Islâmico no Iraque e na Síria, Trump responsabilizou o general por atribulações dos Estados Unidos no Iêmen, no Líbano e no Afeganistão. Nestes lugares, a principal força que se opõe aos americanos é o Talibã, grupo fundamentalista da vertente sunita do islamismo que é inimigo do Irã, de maioria xiita.

Embora tenha descartado novos ataques imediatos contra o Irã, Trump não deixou à República Islâmica uma via de saída diplomática ou negociação. Disse que o Irã "deve abandonar suas ambições nucleares e encerrar o apoio ao terrorismo".

" Continuamos a avaliar respostas, mas vamos estabelecer novas sanções poderosas ate que o Irã mude seu comportamento", afirmou.

Escalada militar

Antes do pronunciamento de Trump, analistas já previam que não haveria uma escalada militar, uma vez que o presidente americano havia tuitado que estava "tudo bem" depois que o Irã atacou bases iraquianas onde há soldados americanos em Ayan al-Asad, 233 km ao oeste de Bagdá, e Irbil, no Curdistão iraquiano. No caso de Irbil, a base não chegou a ser atingida.

O chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif, também dissera logo após o ataque que o Irã havia "concluído sua resposta proporcional" à morte de Soleimani e que o país não queria uma escalada. O aiatolá Ali Khamenei, por sua vez, disse que a resposta final iraniana será expulsar as tropas americanas do Oriente Médio — comentário reforçado pelo presidente Hassan Rouhani —, mas não falou nada sobre novos ataques.

"O que importa é que a presença dos EUA, que é a fonte de corrupção na região, tenha um fim", disse Khamenei em discurso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.