COLUNA

PT: caranguejos no balde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

O membro da direção nacional do PT, o professor e ex-secretário de Esportes do Maranhão, Márcio Jardim, usou as redes sociais para criticar seu partido. De forma bem rasteira, o petista comparou a sua legenda a um “punhado de caranguejos no fundo do balde”. Ou seja, segundo Jardim, os seus companheiros estão todos enrolados e enroscados devido a uma disputa interna que não tem fim.
E Márcio Jardim tem razão. O PT do Maranhão vive um momento de quase inexistência já que não tem direção estadual e os conflitos pelo comando da sigla ainda aguardam posição da Direção Nacional, que somente em fevereiro vai bater o martelo sobre a eleição interna petista, que - pelos recursos - foi marcada por fraudes com até mortos votando.
A questão é que o próprio Jardim alimenta as incertezas no partido no Maranhão. Sua ala também briga, grita e esperneia em reuniões da legenda. Atrapalha o diálogo, contribuiu para a suspensão de decisões locais e ainda tenta usar de sua pseudoinfluência na direção nacional para se beneficiar no jogo pouco transparente nos muros petistas.
Em suma, Jardins, Lobatos e tantos outros membros do PT no Maranhão estão anos a após anos enfraquecendo ainda mais o partido, que não tem voz e nem vez nos debates nas mesas de negociações do grupo do qual agora faz parte no estado.
O PT maranhense vive de pequenos cargos e poucos espaços para aqueles que levam o partido a cada dia para uma posição de subordinação aos aliados - muitas vezes - bem menores que o partido.

Articulando
Quem ainda tenta dá o mínimo de oxigênio para o PT é o vereador e presidente municipal da legenda em São Luís, Honorato Fernandes.
Mesmo com o partido parado, o petista organiza agendas para debater a participação do PT em prováveis alianças para a sucessão na capital.
Ontem, em um almoço, Fernandes se reuniu com o secretário de Cidades estadual e também pré-candidato a prefeito de São Luís, Rubens Júnior (PCdoB).

Aliança
Nas redes sociais, Honorato Fernandes (e também o presidente da MOB, o petista Lawrence Melo) disse que a conversa foi sobre o cenário político nacional e local e, claro, sobre São Luís.
Na prática, Rubens Júnior que o apoio do PT ao seu projeto de se candidatar a prefeito.
Assim, ele conseguiria ter um adversário a menos já que Honorato Fernandes negocia entre membros do PT a defesa da tese de que a sigla deve ter candidatura própria e o nome deva ser o de Lawrence Melo.

Veto
O governador Flávio Dino decidiu vetar alegando inconstitucionalidade trechos da Lei nº 16/2019 de autoria do deputado Wellington do Curso (PSDB).
A proposta, que foi aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa, dispõe sobre normas e diretrizes para a verificação da segurança de barragens de qualquer natureza e de depósitos de resíduos tóxicos industriais.
O projeto de lei foi apresentado pelo parlamentar tucano logo após a tragédia de Brumadinho em Minas Gerais.

Energia
O deputado federal Juscelino Filho (DEM) engrossou o coro contra a taxação da energia solar que é produzida por usuários individuais - em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.
A possibilidade foi levantada no final do ano passado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que propôs a revisão de créditos e incentivos atualmente concedidos.
“A ideia do presidente da Câmara é aproveitar o início do ano legislativo para discutir o texto. Por toda a reação que vimos, a proposta deverá ter grande apoio entre deputados e senadores”, diz o deputado.

Desafio I
O senador Roberto Rocha (PSDB) voltou a desafiar o governo Flávio Dino (PCdoB). Desta vez, o tucano comentou a respeito da crise sobre a construção da ponte de São Félix de Balsas.
Como o governo estadual prometeu e não cumpriu, Rocha disse à coluna que se a gestão dinista não iniciar a obra em dois, meses, ele com o Governo Federal farão a ponte.
“Se o governo do Estado não iniciar em 60 dias [a obra de construção da ponte], nós faremos a ponte”, disse o tucano.

Desafio II
Antes desta consideração, nas redes sociais o senador do PSDB já havia lançado um desafio ao governador Flávio Dino em relação a MA-006.
Roberto Rocha disse que faria mais de 142 quilômetros de asfaltamento da rodovia sobrando para o governo estadual pouco mais de 90 quilômetros para melhorias.
Segundo o tucano, o serviço na MA-006, que será feito pelo governo federal por meio de articulações de Rocha, deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

DE OLHO

2 ANOS já se passaram desde a promessa do governador Flávio Dino que garantiu a construção da ponte de São Félix de Balsas.

E MAIS

• Por enquanto, Flávio Dino não deu qualquer resposta ao senador Roberto Rocha a seus desafios. Talvez por não ter condições de aceitar o que foi proposto por falta de verba ou interesse.

• Quem também se manteve em silêncio após considerações de Dino sobre as eleições de 2020 e 2022 foi o senador Weverton Rocha, presidente estadual do PDT.

• O pedetista não reagiu à fala do governador (e aliados) sobre o prefeito de São Luís Edivaldo Júnior comandar a própria sucessão e nem sobre a candidatura natural de Carlos Brandão em 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.