COLUNA

Estratégias para ter Edivaldo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

O tempo para a sucessão em São Luís parece que começou a correr mais rápido. Quem pretende disputar as eleições municipais este ano - para cargos majoritários principalmente - está redefinindo (ou em alguns casos ainda definindo) - suas estratégias para viabilizar sua candidatura.
Um exemplo é o PCdoB, que busca a todo custo deixar competitivo o nome do secretário de Cidades do Maranhão, Rubens Júnior, na corrida pela cadeira do Palácio de La Ravàdiere. Em mais uma tentativa de alavancar o comunista, seu partido - por meio dos seus nomes mais expressivos - agora fazem elogios públicos ao prefeito Edivaldo Júnior (PDT) colocando a figura do gestor como o único nome que deve comandar o processo.
Até aí não há problemas aparentemente. No entanto, devido ao perfil e aos aliados partidários, o prefeito da capital não deve “cair” tão fácil nos galanteios comunistas.
No primeiro caso, o perfil de gestor de Edivaldo Júnior pouco ou quase nunca é confundido com o do político. Mesmo em 2016, quando disputou a reeleição - o pedetista evitou falar (ou agir abertamente) - como candidato à reeleição. Sem o compromisso de permanecer na cadeira de prefeito, Edivaldo Júnior se movimenta menos ainda como político.
Um exemplo é sua postura logo no início de 2020, no qual preferiu traçar uma agenda de vistoria e anúncios de obras - principalmente no Centro da capital - a fazer fotos com aliados e contribuir com a campanha política.
Edivaldo Júnior busca, em seus quase oito anos de gestão, não se preocupar com as questões políticas - pelo menos em público durante suas ações como administrador. Para o PCdoB, que parece querer ligar Rubens Júnior e seu programa “eleitoreiro” no Centro Histórico de São Luís às obras do prefeito, há muito ainda o que se debater. Até mesmo porque há pedetistas que não aprovam. O que dificulta e muito o quadro ideal para os comunistas.

Ideia
A estratégia do PCdoB é conseguir, na verdade, costurar um compromisso com o prefeito Edivaldo Júnior para que ações na capital sejam ligadas a Rubens Júnior.
O problema é que o presidente do PDT, senador Weverton Rocha, caminha em sentido contrário para chegar a um acordo com o Democratas de Juscelino Filho.
A ideia é ter (ou apoiar) a candidatura do deputado estadual Neto Evangelista para o pleito de outubro deste ano.

Os elogios
Entre os comunistas que estão soltando flores ao prefeito de São Luís os principais são o governador Flávio Dino e o presidente do PCdoB, deputado Márcio Jerry.
Eles não somente elogiam a gestão do pedetista que está em pleno vapor com obras de asfaltamento, drenagem em bairros como Divinéia e recuperação de feiras e praças como querem ser “participantes” nos resultados dos trabalhos da Prefeitura de São Luís.
Resta saber se Edivaldo Júnior “cairá” nas histórias dos comunistas.

Errado
O governador Flávio Dino (PCdoB), dias após divulgação de levantamento do site G1 sobre cumprimento de promessas de campanha, se manifestou.
Mas a interpretação do comunista parece ficar na contramão do que mostram os números pelo site de notícias.
Segundo o G1, no Maranhão, somente 20% dos compromissos feitos por Dino, em 2018, foram cumpridos. Outra parte estão sendo cumpridos. Com isto, o governador quer fazer que todos creditem que já cumpriu, em um ano, mais de 70% de suas promessas.

Críticas
O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) não poupou em nada as críticas ao governo do Maranhão e a Prefeitura de São Luís durante entrevista à Mirante AM ontem.
O tucano falou de promessas não cumpridas como o número de efetivo da Polícia Militar e os concursados para a corporação que nunca foram nomeados pelo governo estadual.
As duras falas de Wellington acabaram repercutindo no meio político e deixaram muitos governistas e aliados reclamando.

Diálogo
O presidente do Solidariedade (SD), Simplício Araújo, divulgou foto em que aparece com o juiz Carlos Madeira e o deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB).
O secretário de Indústria e Comércio do Maranhão deixou claro, nas redes sociais, que o encontro é um exercício do diálogo que mantém a política.
Vale lembrar que o SD já cortejou o deputado Yglésio Moyses para se candidatar a prefeito pela legenda, mas deixou de lado o projeto após conversas com Madeira, que na próxima semana se aposenta definitivamente da magistratura.

Reunião
O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, inaugurou um novo formato de gestão.
Ele e sua equipe apresentaram o projeto que pretende tornar a gestão na universidade ainda mais integrada com a comunidade universitária.
A reunião foi com coordenadores de graduação e pós-graduação da UFMA. Na ocasião, o reitor já “prestou contas” de seus primeiros 45 dias de mandato à frente da instituição.

DE OLHO

R$ 14,8 milhões é o valor, aproximadamente, da receita corrente líquida do governo do Maranhão em 2019 segundo o Portal da Transparência.

E MAIS

• Ao que tudo indica, o grupo do governador Flávio Dino não deve chegar inteiro às eleições de 2022 após a disputa municipal deste ano.

• Por se declarar publicamente a favor da candidatura do vice-governador, Carlos Brandão (PRB), para 2022, Dino deixou claro sua preferência que confronta aliados como Weverton Rocha (PDT).

• O pedetista vem trabalhando na sua candidatura para governador em 2022 desde a sua eleição para senador em 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.