Tradição de queimação de palhinhas ainda é celebrada nesta terça-feira

Ritual é para lembrar o Dia de Reis, comemorado nesta segunda-feira, mas Grupo Social de Idosos celebra evento nesta terça-feira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Queimação de Palhinhas será realizada nesta terça-feira no Ginásio Charles Moritz
Queimação de Palhinhas será realizada nesta terça-feira no Ginásio Charles Moritz (queimação de palhinha)

SÃO LUÍS- Em comemoração ao Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro, o Grupo Social de Idosos (GSI) do Sesc realiza a tradicional “Queimação de Palhinha”. O ritual religioso fecha o ciclo das festas natalinas com o desmonte das árvores e dos presépios.

A cerimônia acontece nesta terça-feira, (dia 7) a partir das 17h30, no Ginásio Charles Moritz, no Sesc Deodoro e inclui também a apresentação do Pastor Menino Jesus, do Grupo de Convivência da Terceira Idade do Sesc e é uma oportunidade para apreciar a tradição católica que começou a ser celebrada desde ontem, por católicos e apreciadores da cultura popular.

A tradição retrata a visita dos reis magos ao recém-nascido na manjedoura e simboliza o desprendimento das impurezas do ciclo que encerrou e a esperança de um novo ano repleto de bênçãos. As palhas, uma planta chamada murta usada para decorar os presépios, são queimadas em um fogareiro, produzindo um aroma agradável.

Origem
Ritual religioso centenário, a Queimação de Palhinha acontece anualmente no dia 6 de janeiro, quando é comemorado o Dia de Reis. Nesse dia, comunidades mais apegadas às tradições desmontam o presépio, reproduzindo a cena do nascimento de Jesus e a visita dos reis magos ao recém-nascido, na manjedoura, com cerimônia realizada por meio de ladainhas, rezas e orações.

O ritual acontece em muitas cidades brasileiras e também e, algumas cidades de países europeus. A festa consiste na queimação de palhinhas do Presépio e agradecer as bênçãos do ciclon natalino que está sendo encerrado. O evento é marcado por ladainhas, orações e muito agradecimento, é considerado uma representação da fé cristã.

Serviço

O quê Ritual de Queimação de Palhinhas

Quando Hoje, às 17h30

Onde Ginásio Charles Moritz (Sesc Deodoro).

Evento é gratuito

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.