Artigo

Foguetes e drones de Alcântara

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

Em recente artigo publicado sobre a base espacial de Alcântara fiz uma narrativa pessimista externando temor e medo do lançamento de foguetes próximos da capital maranhense, onde um erro técnico poderia vitimar principalmente os moradores da orla marítima de São Luis onde me incluo. Nessa incursão, contestada por muitos que acreditam ser essa base a redenção do Estado, acrescento mais um fator desfavorável que é a cultura da mentira, parte integrante da vida do maranhense. Dizem que governantes já sobrevoaram os campos de Perizes mostrando às autoridades federais, que ali estavam plantadas imensas áreas de arroz, quando na verdade eram campos naturais de capim, isso para receberem verbas de custeio e quem sabe até mesmo indenização do PROAGRO por uma futura frustração de safra.

O maranhense acha isso engraçado e não se zanga com essas reformas e execuções de obras públicas somente no papel, ainda elege os gestores cúmplices dessas falcatruas a importantes cargos, inclusive para o Senado da República, cujo nome do arteiro de uma dessas reformas todos sabem, que foi a do ginásio Costa Rodrigues. Mentiras são verdades e padre Antonio Vieira já dizia que no Maranhão até o sol mente, razão para acreditar que a base espacial é uma história cabeluda onde prevalecerá a desesperança de um povo incrédulo.

Considerando-se que tudo é verdade e tomara que não seja, vamos acreditar que esse centro de lançamento de foguetes vai ser instalado direitinho, o que naturalmente se transformará num alvo das grandes potências e numa guerra vão mirar nossa querida Alcântara como ponto natural de bombardeio. Eu não tinha conhecimento do poder de um drone, chegando a admirar como engraçadinho e inteligente, agora que tomei conhecimento do seu potencial, com autonomia de voar 25 mil quilômetros e carregar até uma tonelada de explosivos, me deu diarreia ao pensar no perigo que representa uma base espacial em frente da nossa pobre São Luis.

Todos ouviram as declarações dos belicosos americanos e iranianos, que já tem mapeado os pontos a serem explodidos dos dois países, enquanto isso nós estamos escondidinhos, só assistindo de camarote esses valentões esturrarem, porém se der azar e essa base for instalada, com certeza estaremos fritos ou no ponto de sermos fritados. Nunca fui tão admirador do mentiroso como agora e também me transformei num fã incondicional de Ariano Suassuna que idolatrava o mentiroso inclusive se considerando um deles e para aliviar a tensão vamos acreditar que a base é uma piada. Sendo verdade essa história de Alcântara, fica claro o grande alvo em que vai se transformar para o mundo belicoso, até porque o que eles os guerreiros visam, são esses pontos estratégicos de apoio tecnológico.

As eleições estão se aproximando e até a mentira ficou mais sofisticada para os políticos que a utilizam como instrumento de trabalho, agora é fake news e ninguém no interior do Maranhão vai ter coragem de desmentir um mentiroso que pronunciar essa frase. Isso naturalmente será palavra dita por um doutor e doutor é o que não vai fazer falta nessas eleições e tome mentira que o povo gosta. Voltando as questões socioeconômicas do nosso estado, é visível a pobreza das cidades e do povo cujos dados estatísticos nos colocam numa situação de quase indigência, com taxas de pobreza vergonhosas onde governantes não se preocupam com o desenvolvimento sustentável, o que bastava um projeto agro-industrial aliado ao porto do Itaquí, rodovias e ferrovias para o Maranhão se libertar de tudo isso, inclusive da mentira da perigosa base espacial e dar um salto para o futuro de forma sustentável.

Valdemir Verde

Ex-prefeito atual vereador de Humberto de Campos, aposentado do Banco do Brasil

E-mail: valdemirverde@yahoo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.