Violência

Dois idosos são assassinados no domingo no interior do Maranhão

Em um dos casos, ocorrido em Vargem Grande, uma idosa de 85 anos foi estrangulada com cabo de geladeira; os suspeitos foram presos em flagrante

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Aldenora Lima foi morta em casa e os suspeitos, Natan e Jacaré foram presos em flagrante
Aldenora Lima foi morta em casa e os suspeitos, Natan e Jacaré foram presos em flagrante (Assassinato)

SÃO LUÍS - Durante o último domingo, 5, dois idosos foram assassinados no interior do Maranhão, em dois casos distintos. Na situação que aconteceu na cidade de Vargem Grande, mataram Aldenora Lima Viana, de 85 anos, que não resistiu após ser estrangulada com o cabo de uma geladeira. Já no município de Coroatá, a vítima foi Zacarias Pereira Borges, 72, que foi atingido por ao menos quatro disparos de arma de fogo. Os tiros acertaram as costas dele.

De acordo com informações policiais, Aldenora Lima morava sozinha na residência, que fica em frente ao Terminal Rodoviário de Vargem Grande. No local, ela também mantinha um bar. O corpo dela foi encontrado por volta do meio-dia, depois que familiares entraram no imóvel, uma vez que sentiram falta de notícias dela durante o dia.

Prisão dos envolvidos

No mesmo dia, a polícia prendeu dois suspeitos de terem matado a idosa. Eles foram identificados como Natanael Ribeiro Vieira, conhecido como “Natan”, 24, e Leonardo Guilherme de Sousa Santos, o “Jacaré”, 23. Os policiais apreenderam os pertences da vítima com a dupla.

Caso de Coroatá

Em Coroatá, na tarde de domingo, bandidos mataram Zacarias Pereira Borges, que levou quatro tiros nas costas. Segundo a polícia, ele foi baleado por dois homens que estavam em uma motocicleta. O caso ocorreu no bairro Novo Areal. Mas aquele assassinato não foi o primeiro do ano naquela cidade. No dia 1º de janeiro, Antonio Leandro Mendes do Nascimento foi executado dentro da casa onde morava, no bairro Maçaranduba.

Antonio, ao ver os autores dentro da sua casa, ainda correu, mas foi alcançado pelos suspeitos, que desferiram os disparos de arma de fogo. O crime deixou os vizinhos surpresos, pois a vítima era evangélica, não tinha passagens em delegacias e era considerada uma boa pessoa na comunidade. A Polícia Civil está apurando se esse homicídio foi cometido por engano.

Idosos como vítimas

No Maranhão, o assassinato de idosos não é raridade. No dia 17 de novembro de 2018, ocorreu um caso que ganhou repercussão nacional. Antônia Conceição da Silva, de 106 anos, foi morta em Feira Nova do Maranhão, no sul do Estado. O sobrinho-neto dela, Alypio Noleto da Silva, 24, foi condenado, pelo Poder Judiciário de Riachão (distante 765 km de São Luís), a 30 anos de prisão, por ter cometido o crime.

Alypio Noleto, ao retornar de uma festa, por volta de 1h, entrou, sorrateiramente, na casa da tia-avó, na Rua Tocantins, Feira Nova do Maranhão, para subtrair dinheiro, a fim de retornar ao local do evento do qual participara, uma vez que comprou tanta cerveja que ficou sem grana. Na cozinha do imóvel, Antônia Conceição apareceu, reconhecendo o invasor como sendo seu sobrinho neto.

O acusado, então, empurrou a idosa contra a parede. Já no chão, a vítima foi atingida por vários golpes de faca de cozinha. Alypio foi preso no dia 23 de novembro de 2018, pela 11ª Delegacia Regional de Balsas, cujo delegado titular, Fagno Vieira, havia solicitado a prisão temporária do investigado. O sobrinho-neto de Antônia Conceição foi encontrado em uma van, entre os municípios de Riachão e Carolina, no sul do Maranhão.

O trabalho dos peritos criminais foi de fundamental importância para colocar o suspeito na cena do crime, sendo que os profissionais forenses, dentre outros procedimentos, fotografaram rastros nas paredes da casa e apreenderam um calçado, utilizado pelo investigado na data do crime, pois é compatível com as pegadas. Os peritos também recolheram amostras de sangue, que eram de ‘dona’ Antônia.

O laudo pericial, divulgado pouco depois, confirmou que a vítima morreu em virtude de traumatismo encefálico, que foi provocado pelas facadas na cabeça. Os peritos descobriram, com base nas análises forenses, que a idosa ainda foi arrastada pela casa, em vários cômodos. A equipe do delegado Fagno colheu o depoimento de 14 pessoas, incluindo parentes e vizinhos de Antônia Conceição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.