Folia

Bicho Terra na concentração para o Carnaval

Um dos grupos de maior expressividade da folia maranhense apresentará seu novo personagem, o Bicho-Mamãe, em alusão à mãe natureza

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Bicho Terra apresentará novo personagem
Bicho Terra apresentará novo personagem (Bicho Terra)

São Luís - Um dos grupos artísticos maranhenses de grande expressividade já está na concentração para o Carnaval 2020. O Bicho Terra, criado na década de 1990, desembarca em 2020 anunciando um novo personagem, desta vez o Bicho-Mamãe, em alusão à mãe natureza. O novo integrante ainda será apresentado ao público e a indumentária vem em cores mistas, representando os reinos do planeta Terra.

Segundo José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, o Bicho Terra tem um caso de amor de 30 anos com a folia maranhense. A ideia surgiu por acaso, de um enredo para a escola de samba Turma do Quinto que não vingou.

“Era uma proposta alusiva à questão ecológica que defendia um samba para a escola da Madre Deus um pouco diferente dos enredos tradicionais e que seria mostrado dentro e fora da avenida. No entanto, a diretoria da agremiação se reuniu e decidiu optar pelo tradicionalismo. Foi quando, no ano seguinte, tivemos a ideia de criar um bloco de rua com apelo ecológico”, relembra Godão.

Originalidade - O próprio Godão não imaginava que a ideia foi abraçada com entusiamo pelos foliões. O Bicho Terra, pela sua originalidade criativa, tornou-se um dos grupos mais representativos do Carnaval maranhense, ganhando uma importância cada vez maior ao longo dos anos e realizando longos e efusivos cortejos de rua. Atualmente, devido às dificuldades de logística no circuito, o grupo se apresenta em formato indoor, na Casa Barrica, além de outros palcos da cidade e em eventos organizados pelo poder público.

De acordo com Godão, as prévias de Carnaval estão acontecendo aos fins de semana na Casa Barrica. No próximo fim de semana, será no sábado, 11, a partir das 18h, aberto ao público, com apresentação. “Uma espécie de ensaio do Bando dos Bichinhos, que são os dançarinos que integram o grupo, além da oficina recreativa, com as pessoas que querem participar da companhia, tanto para o Bicho Terra quanto parta o Boi Barrica. Tem ainda o ensaio da orquestra e batucada do Bicho, objetivando a preparação para o Carnaval de rua”, disse Godão.

A Casa Barrica, localizada no Largo do Caroçudo, abre, diariamente, das 8h às 12h, e das 14h às 18h, e também durante o tempo de realização dos eventos aos fins de semana, para que as pessoas possam ter acesso à exposição “Ponto de Luz”, com a história de 35 anos da Companhia Barrica. “Os eventos do pré-Carnaval são focados no Carnaval em família, pois acontecem em formato de vesperal, relembrando os bailes tradicionais”, disse Godão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.