Cidades | Saúde

Brejo abre a agenda de itinerância do Saúde Mulher no Maranhão em 2020

Os agendamentos para a realização dos exames são efetuados nas Unidades Básicas de Saúde - UBSs do município
05/01/2020 às 00h00
Brejo abre a agenda de itinerância do Saúde Mulher no Maranhão em 2020 Itinerância da Unidade Móvel Saúde Mulher inicia no município de Brejo (Divulgação)

Brejo - O município de Brejo é o próximo destino da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher no Maranhão. A cerimônia de instalação acontece esta terça-feira, dia 7, às 15h, na Praça Benedito Leite, contando com a presença da Diretora Regional do Sesc, Rutineia Amaral, o prefeito de Brejo José Farias de Castro e a Secretária Municipal de Saúde Pollyana Martins.

Em 2020, a itinerância da Unidade Móvel Saúde Mulher inicia no município de Brejo, localizado a 318 km da capital maranhense. Ofertando atendimento totalmente gratuito à população feminina, serão realizados exames clínicos das mamas e de prevenção do câncer de colo do útero até 21 de fevereiro, além de palestras e atividades educativas sobre a saúde sexual e reprodutiva.

Os agendamentos para a realização dos exames são efetuados nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s do município. As mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos interessadas nos exames preventivos de citologia oncótica e as com idade entre 50 e 69 anos que buscam a realização da mamografia podem procurar uma unidade básica mais próxima levando cópias e originais RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Para realização da mamografia é necessário encaminhamento médico.

As mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), padrão ouro em diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, serão analisados por laboratório regional.

Atuante em vários estados do país, no Maranhão a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher já percorreu os municípios de Raposa, Paço do Lumiar, Pinheiro, Povoado Bom Viver e Presidente Sarney desde 2018, registrando em aproximadamente um ano de funcionamento mais de 15.000 atendimentos entre exames e ações educativas.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte