Cinema

Produções maranhenses na telona

Quatro filmes do cineasta Frederico Machado estão em cartaz no Cine Lume, no Renascença II; são as produções "O Exercício do Caos", "O Signo das Tetas", "Lamparina da Aurora", e "Boi de Lágrimas"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21

São Luís -As mais destacadas produções do cineasta maranhense Frederico Machado estão em cartaz neste mês no Cine Lume (Renascença II). Os quatro filmes em cartaz são “O Exercício do Caos”, na sessão das 15h, “O Signo das Tetas”, às 16h30, “Lamparina da Aurora”, às 18h, e “Boi de Lágrimas”, às 19h30.

O drama “O Exercício do Caos” narra a história de pai autoritário que vive com suas três filhas adolescentes em uma fazenda afastada, no interior do Maranhão. As meninas sofrem com a ausência da mãe, supostamente desaparecida, e ao mesmo tempo precisam lidar com a exploração de um capataz, que se aproveita da sua inocência e fragilidade. A classificação é 16 anos. A obra é definida pelo autor como um “suspense existencialista”.

No drama “Boi de Lágrimas”, a filha de um humilde tocador de pandeiro moradora da periferia de São Luís, no Maranhão, decide participar de manifestações políticas que estão ocorrendo no centro da cidade.

Enquanto isso, um amigo próximo dos dois começa a ter pensamentos sombrios e obscuros a respeito de ambos, logo após descobrir sobre a gravidez de sua própria esposa. A obra, para Frederico Machado, é uma iniciativa que complementa o seu trabalho autoral de 20 anos na cinematografia. “O filme foi produzido, assim como meus outros longas e curtas, de maneira independente, pois, geralmente, há dificuldades financeiras. Nesse, o desafio foi ainda maior, com certeza”, disse.

Mais do que a narrativa, o longa-metragem “Boi de Lágrimas” procura descobrir caminhos para linguagens. Feito como cinema de guerrilha, onde a equipe também trabalha como elenco, o filme é construído sobre a égide da liberdade de criação. “É um exercício do fazer cinematográfico, descrito pela crítica como um registro da poderosa resistência poética, fazendo ligações com o cinema de Glauber Rocha”, continuou.

O Signo das Tetas tem participação de Nauro Machado
O Signo das Tetas tem participação de Nauro Machado

Em “O Signo das Tetas”, um homem (Lauande Aires), que vive no limite entre razão e loucura, está em busca de seu passado. Para isso, ele percorre diversas cidades do interior do Maranhão para tentar reconstruir sua história. Nesse “road movie”, ele vai conhecer os mais variados tipos de pessoas e reencontra signos de sua vida, mostrando um possível caminho para sua salvação. O filme chegou a entrar na lista dos 10 melhores na Itália, ao lado de produções assinadas por cineastas como Quentin Tarantino, Spielberg, Alberto Serra, Almodovar, entre outros.

Lamparina da Aurora teve no elenco o ator Antonio Saboia
Lamparina da Aurora teve no elenco o ator Antonio Saboia

Segundo Frederico Machado, tem ainda o filme “Lamparina da Aurora”, do gênero terror, que narra a história de casal idoso que segue uma vida silenciosa, sem comunicação, numa casa isolada do resto da sociedade. Esta paz é perturbada pela chegada de um homem jovem e misterioso, que se instala no lugar e mantém relações ambíguas com seus anfitriões.

“Lamparina da Aurora” conta com um elenco composto por Buda Lira, ator da Paraíba que fez “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho; Antônio Saboia, de “O Lobo atrás da Porta”, de Fernando Coimbra; e a atriz Vera Leite, do Piauí. A produção foi o terceiro longa-metragem produzido por Frederico Machado, que reúne no currículo diversas seleções em festivais nacionais e internacionais, a exemplo da premiação do curta “Angústia”, em festival na Indonésia, como Melhor Filme.

Serviço

O quê

Filmes de Frederico Machado em cartaz

Quando

Até a próxima quarta-feira

Onde

Cine Lume (Renascença II)

Sessões

O Exercício do Caos - 15h

O Signo das Tetas - 16h30

Lamparina da Aurora – 18h

Boi de Lágrimas - 19h30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.