Execução

Mais um auxiliar penitenciário é morto em menos de uma semana na capital

A vítima foi identificada como Carlos Augusto Correa, de 44 anos, que foi morto em frente ao Banco do Brasil da Cohab com vários tiros.

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Carlos Augusto Correa, que foi morto em frente ao BB, na Cohab
Carlos Augusto Correa, que foi morto em frente ao BB, na Cohab (Agente)

SÃO LUÍS - Nas primeiras da manhã dessa sexta-feira, 3, mataram mais um auxiliar penitenciário na região metropolitana de São Luís. Carlos Augusto Correa, de 44 anos, estava em frente ao Banco do Brasil da Cohab-Anil, quando foi surpreendido por disparos de arma de fogo. De acordo com declarações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a vítima foi assassinada por dois homens, que chegaram ao local a pé, conforme a Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP).

Segundo apurado pelo delegado Lúcio Rogério Reis, titular da SHPP, depois que atiraram no auxiliar penitenciário, os autores correram em direção à Vila Isabel Cafeteira, nas imediações. Carlos Augusto ainda recebeu atendimento de bombeiros militares que passavam pelo local. Em seguida, foi levado em uma viatura da Polícia Militar ao Hospital Municipal Doutor Clementino Moura (Socorrão 2), onde não resistiu no Centro Cirúrgico.

Carlos Augusto era lotado na Unidade Prisional de Ressocialização São Luís 5 (UPSL 5), unidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, como informou o delegado Lúcio Rogério.

Morte anterior

Por volta das 19h do dia 29 de dezembro do ano passado, ocorreu a morte do auxiliar penitenciário Antônio Magno Reis Duarte, 45, na Vila Mauro Fecury 2, área Itaqui-Bacanga, perto da casa onde morava. Ele estava sem camisa, ingerindo bebida alcoólica, sentado em uma cadeira, quando dois homens em uma motocicleta apareceram. O garupa desceu e, com bastante tranquilidade, como disse o delegado, sacou uma arma de fogo e efetuou os tiros contra a vítima.

“Os disparos que foram efetuados tinham uma concentração no corpo. Isso mostra que o autor tem manejo em armas. Ele teve uma precisão no que estava fazendo”, pontuou o delegado da Superintendência de Homicídios. A investigação está sendo realizada no sentido de tentar estabelecer uma relação entre o trabalho da vítima no sistema penitenciário com o crime.

De acordo com o delegado Felipe Freitas, os autores foram vistos em uma motocicleta. O veículo seria modelo Pop, de cor preta.

Mortes como “prêmio”

Uma relação entre a profissão das vítimas está sendo apurada pela SHPP. Um policial militar disse ao Jornal O Estado que as duas mortes de auxiliar penitenciário podem ter sido motivadas por “prêmios” de facções criminosas. Ele explicou que isso significa que, como os membros pagam uma “caixinha” (valor mensal ao grupo), às vezes, os integrantes ficam inadimplentes.

Nesse sentido, como forma de quitar a dívida, a cúpula da facção estabelece um “prêmio” ao faccionado. Geralmente, isso representa a execução de um servidor do sistema penitenciário ou agente de segurança pública.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.