Feriado nacional

Primeiro dia do ano é de movimento na orla da Ilha

Mesmo com o tempo chuvoso na capital maranhense, muitas pessoas aproveitaram o 1º de janeiro para curtir as praias, sendo que algumas emendaram a virada do Ano Novo com o feriado para continuar no clima de festa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
Movimento nas praias no primeiro dia do ano foi de famílias reunidas e de trabalho para o pessoal da  limpeza
Movimento nas praias no primeiro dia do ano foi de famílias reunidas e de trabalho para o pessoal da limpeza (praias)

São Luís - Muitas famílias que foram esperar a chegada de 2020 na orla de São Luís resolveram permanecer na praia para curtir o feriado do dia 1º de janeiro. Em barracas de acampar ou mesmo na areia, muitas pessoas aproveitaram o dia para curar a ressaca da festa de Réveillon, renovar as energias e pedir bênçãos para o ano que se inicia.

Na Avenida Litorânea, o movimento era intenso nas primeiras horas do dia, mesmo com a chuva fina que caiu na Ilha no começo do feriado. “A gente já espera a chuva nesta época do ano, por isto mesmo não acho que atrapalha. O importante é vir saudar o ano novo na praia, o que já é uma tradição na nossa família”, disse Raimundo José Pinto Júnior Terceiro, que foi com toda a família, cerca de 15 pessoas, curtir o dia na Avenida Litorânea.

O funcionário público Djair Silva conta que acampa todos os anos na orla de São Luís a fim de aproveitar as festas de Ano Novo. “Trazemos a barraca e também toda a nossa família. Cheguei aqui às 18h do dia 31 já preparado para virar a noite e passar o dia também”, disse ele que, com a esposa e os filhos, acampou próximo ao palco de shows do Réveillon, no prolongamento da Avenida Litorânea.

Olho d’Água
A praia do Olho d’Água, que também costuma receber muita gente na virada do ano, bem como no feriado, também estava movimentada. Por conta disto, os guarda-vidas municipais estavam atentos. “Tradicionalmente, no dia 1º muitas famílias vêm à praia e temos muitas crianças na água”, destacou o guarda-vida municipal Ângelo Costa que fazia o patrulhamento na orla.

Segundo o seu companheiro de trabalho, o também guarda-vida Jamierson Dias, cerca de 35 homens estavam fazendo a segurança dos banhistas nas praias do Olho d’Água e Caolho no dia de ontem. “Além de crianças, também ficamos atentos pois há muitas pessoas embriagadas, o que aumenta os riscos de acidentes”, ponderou o guarda-vidas. Durante a reportagem, a equipe de O Estado verificou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, que prestavam segurança na Avenida Litorânea.

Muitos ambulantes que precisaram trabalhar no feriado, também iniciaram suas atividades na noite de Ano Novo. Foi o caso do vendedor Raimundo Silva, que vendia bebida e comida em uma barraca na Avenida litorânea. Segundo ele, o movimento foi abaixo do esperado. “Muita gente aqui na praia mas pouca gente consumindo. Na noite de Ano Novo mesmo, as vendas foram fracas. Por isto, mesmo vou permanecer aqui no dia de hoje [ontem] para ver se consigo vender minhas mercadorias”, disse.

Limpeza
Logo nas primeiras horas da manhã de ontem, equipes de limpeza urbana faziam a coleta de resíduos sólidos nas praias da orla de São Luís, em especial na Avenida Litorânea na área de shows. No local, garrafas de vidro e plástico, latinhas, pratos e copos descartáveis, entre outros entulhos ficaram acumulados na via e também na faixa de areia.

Segundo o líder de turma da empresa São Luís Ambiental, que presta serviço para a Prefeitura de São Luís, Marcos Rodrigues Coelho, os garis chegaram ao local por volta das 6h. “Somos cerca de nove equipes de trabalhadores, cada uma com aproximadamente 18 pessoas trabalhando para que o local fique limpo e em condições de uso para a população”.

Os materiais coletados foram acondicionados em sacolas e distribuídos em caminhões. Segundo o funcionário da empresa de limpeza, alguns foram levados para os Ecopontos e outros destinados aos aterros sanitários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.