Ano de conquistas

Karateca maranhense termina ano com mais dois ouros no Maranhenses

Entre as três melhores do Brasil na categoria sub-12, Radhyja do Carmo terminou 2019 com dois ouros em temporada marcada por vitórias dentro e fora do cenário maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h21
radhyja   do Carmo  exibe medalhas conquistadas durante 2019
radhyja do Carmo exibe medalhas conquistadas durante 2019 (RADHYJA MEDALHAS )

SÃO LUÍS - Destaque absoluto da sua categoria (sub-12) no Maranhão, a karateca Radhyja do Carmo Silva terminou o ano como começou: vencendo. Na última competição do seu calendário, a maranhense, que está entre as três melhores do Brasil no sub-12, conquistou dois ouros na Copa dos Campeões do Campeonato Maranhense e foi eleita pela Federação Maranhense de Karate (FKEM) a melhor atleta da sua categoria. No ranking nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) Radhyja ocupa a 3ª colocação.

Além desse último feito, com dois ouros no Campeonato Maranhense, no Kata e no Kumite, Radhyja conquistou também em 2019 a 4ª etapa do Campeonato Maranhense. Ela foi ouro no Kata e bronze no kumitê. No dia 14 de setembro, a jovem atleta brilhou ainda na XXIX Copa Budo-Kan, com duas medalhas de ouro. Em outubro, Radhyja levou dois ouros na Copa Sesc, disputado em 19 de outubro. Ainda em julho, Radhyja ficou no lugar mais alto do pódio na segunda etapa do Campeonato Maranhense - Copa Akasam, que aconteceu no interior do estado, em São Mateus.

Também em setembro, Radhyja participou do Training Camp, Shiroi Ryu e Kumite, com os integrantes da Seleção Brasileira Nicole e Ramires. No mesmo mês, ela fez uma sessão de treinamentos (Shotokan), com o professor Fabrice Chiron. Muito focada, Radhyja falou sobre sua intensa preparação para as lutas. “Eu vou continuar treinan­do muito com o meu sensei Pedro Almeida, para obter aperfeiçoamen­to técnico”, projetou ela.
No cenário nacional, a maranhense consegue manter o mesmo desempenho. Depois de um Campeonato Brasileiro bem regular, ela terminou a última etapa da competição nacional, realizada em outubro, em Belo Horizonte, com o bronze. A maranhense derrubou atletas de São Paulo, Minas Gerais e Bahia até ficou entre as três melhores.

Sempre exaltando o Maranhão, assim como faz em todos os pódios, quando sobe com a bandeira da sua terra natal, Radhyja do Carmo falou sobre o momento que vive no esporte. “Eu estou muito feliz e muito honrada por ter representado meu estado na conquista dessa medalha de bronze”, comentou.

Mesmo com um currículo vasto de títulos, incluindo participações em competições nacionais, Radhyja do Carmo Silva sofre com a falta de patrocínio e tem pouco apoio. Para as disputas em competições nacionais fora do Maranhão a jovem conta com a ajuda de poucas pessoas para custear suas passagens e hospedagens.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.